Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cosec: médicos relatam situação da saúde em suas regiões

11/08/2015

Representantes das seccionais e subsedes debateram nessa sexta-feira, 7, na sede do CREMERJ, a situação da saúde em suas regiões durante reunião da Coordenação de Seccionais do Conselho (Cosec). No encontro, os colegas relataram problemas relacionados à desvalorização da medicina, como atrasos de salários, além do fechamento progressivo de leitos.
 
Em Angra dos Reis, os atrasos salariais permanecem e a categoria mantém a luta por um plano de cargos, carreira e vencimentos justo. Em Campos dos Goytacazes, a tradicional Santa Casa de Misericórdia da região continua sob intervenção. Em Nova Iguaçu, foi apontado, com preocupação, o fechamento progressivo de leitos nos municípios vizinhos.
 
Em Duque de Caxias, um hospital infantil será reativado e uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), próxima ao Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, será inaugurada. Já o Hospital Público de Macaé contará com o suporte de mais 120 leitos, com a abertura de uma unidade anexa.
 
O vice-presidente do CREMERJ, Nelson Nahon, relatou que o Conselho vem ampliando a realização de fiscalizações nas unidades de atenção à saúde primária da Baixada Fluminense, conforme deliberado no seminário interno do CREMERJ em dezembro de 2014. “Até o momento, foram visitadas 16 unidades, sendo oito em Nova Iguaçu e outras oito em Caxias. Quase todas apresentaram precariedade, mas vamos continuar esse levantamento antes de emitir um posicionamento final”, esclareceu.
 
Além disso, a representante de Valença alertou para a falta de vacinas BCG na rede pública e demonstrou preocupação em relação ao caso.
 
O presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, convidou os colegas para participarem de um debate sobre situação atual do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), nesta sexta-feira, 14, no Conselho. Já o conselheiro federal Sidnei Ferreira ressaltou a importância de os médicos participarem do VI Fórum Nacional de Ensino Médico, nos dias 27 e 28 de agosto, em Brasília.
 
Além de Pablo Vazquez, Sidnei Ferreira e Nelson Nahon, conduziram a reunião os conselheiros Luís Fernando Moraes Abdu Kexfe, Serafim Borges, Carlos Enaldo de Araújo, José Ramon Blanco e Gil Simões.

Representantes das seccionais de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, São Gonçalo, Teresópolis, Valença, Vassouras e Volta Redonda, além das subsedes de Campo Grande, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Madureira, Méier e Tijuca, participaram do encontro.