Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Convênios: médicos participam de manifestação no Centro do RJ

09/07/2015

Médicos participaram nesta quarta-feira, 8, no Centro do Rio, de uma manifestação contra os planos de saúde que até o momento não apresentaram propostas de reajuste. O ato público, organizado pelo CREMERJ, pelo Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-RJ), pela Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), pelas sociedades de especialidade e pelas associações médicas de bairro, reuniu médicos que, com faixas, panfletos e cartazes, em frente à Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), reivindicaram o cumprimento da lei federal 13.003/2014, que estipulou o prazo de até 31 de março para que as operadoras definissem o reajuste.

“Até agora, muitas operadoras de saúde não negociaram com o movimento de convênios e ainda apresentaram contratos ilegais, como foi o caso da Bradesco Saúde. Os valores que forem definidos passarão a vigorar no último trimestre. Temos que pressionar para receber. Estamos reivindicando o cumprimento da lei”, disse a coordenadora da Comissão de Saúde Suplementar (Comssu) do CREMERJ, a conselheira Márcia Rosa de Araujo, que informou que o objetivo é alcançar o valor corrigido pelo índice FipeSaúde (hoje em 7,12%).
 
Segundo Márcia Rosa, a categoria também defende a unificação das tabelas com o uso exclusivo da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos) plena, que é definida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e que serve como base para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Além disso, o movimento luta pela equiparação de honorários nos procedimentos do plano de quarto ao de enfermaria. A conselheira ainda reforçou a orientação de que os colegas não assinem contratos enviados pelas operadoras sem a orientação da Comssu ou da sua sociedade de especialidade.

O diretor do Sinmed-RJ José Alexandre Romano destacou que hoje a lei precisa ser cumprida pelas operadoras. O conselheiro do CREMERJ Ricardo Bastos enfatizou que a manifestação foi a forma que a categoria encontrou para alertar a população quanto ao descaso das operadoras Amil/Dix/Medial, Bradesco, CAURJ, Furnas/Real Grandeza, Marítima, Notredame/Intermédica, Porto Seguro e Salutar em não cumprirem a lei. Já o presidente da Associação de Médicos da Tijuca e Adjacências (Ameta), Luiz Carlos Isidoro, disse que o objetivo é alertar os planos de saúde para iniciarem as suas negociações. “Se continuar dessa forma, possivelmente, vamos suspender o atendimento de alguns desses planos de forma provisória”, frisou.

Entre as irregularidades de algumas operadoras, Márcia Rosa citou a Porto Seguro, que veio de São Paulo, e categoriza como ouro, prata ou bronze os planos dos pacientes. “Então, se o paciente for ouro, o médico para operar uma hérnia, por exemplo, recebe X; se for prata, ele recebe X/2; mas se for bronze é X/3. Quem recebe essa diferença para baixo é o médico. Nós consideramos isso um absurdo”, afirmou.

A representante do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) Acácia de Andrade Brito, que coordena a Comissão Estadual de Convênios e Credenciamentos da entidade, salientou que a situação de descaso se repete na odontologia e que eles estão se engajando na luta contra os planos de saúde, também exigindo o cumprimento da lei.

Também se pronunciaram representantes da Associação Médica da Barra, Recreio e Adjacências (Amebarra); da Associação de Clínicas e Consultórios de Ortopedia do Estado do Rio de Janeiro (Accoerj); da Sociedade Brasileira Oftalmologia; além de outras entidades médicas.

Márcia Rosa encerrou o ato público convidando os médicos para uma nova Assembleia Geral de Convênios, que acontecerá na próxima quarta-feira, 15, às 20h, na sede do CREMERJ.

A mobilização contou com a presença dos conselheiros Nelson Nahon, Armindo Fernando da Costa, Gilberto dos Passos e Marcos Botelho; e de representantes das sociedades de especialidade, das associações médicas de bairro, do Sinmed-RJ e do Sindicato das Indústrias de Eletricidade do Rio de Janeiro.

As negociações continuam e a assembleia é dia 15. Participe!