Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão recebe visita do CRM

29/05/2015

O CREMERJ realizou uma visita de fiscalização no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na sexta-feira, 8, para conhecer de perto as instalações e, principalmente, o funcionamento do Programa Saúde da Família. Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Conselho, Pablo Vazquez, o conselheiro Gil Simões, a presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Rio de Janeiro, Susana Wuillaume, e o gerente da Comissão de Fiscalização do Conselho, Pedro Paulo Prado.
 
Inicialmente, o CREMERJ foi atendido pela gerente de Estratégia da Saúde da Família, Anne Marcelle, e a diretora substituta do centro, Leci Martineli. Além delas, conversaram com os conselheiros: a preceptora dos residentes Thais Yamamoto, a responsável técnica da unidade Regina Ferreira e as residentes Magda Caldas e Priscila Daflon.
 
Atualmente, o Heitor Beltrão possui um total de oito equipes médicas, direcionados ao Programa Saúde da Família: seis de residentes e mais duas com médicos contratados, além dos preceptores que orientam os residentes e também fazem atendimento aos pacientes.
 
“A entrada de mais residentes, em 2014, nos deu um bom suporte. Por isso, reduzimos o número de médicos contratados”, explicou Anne Marcelle.
 
Leci Martineli garantiu que a mudança no centro municipal aconteceu de forma gradativa e, hoje, eles estão 100% na Estratégia da Saúde da Família.
 
“No final de 2012, tínhamos apenas três equipes de médicos de família e cerca de 6 mil famílias cadastradas. Hoje, nosso cadastro subiu para 11 mil”, contabilizou, acrescentando que os dois médicos contratados trabalham 20 horas semanais, cada um, compondo 40 horas. E ainda contam com os preceptores que estão presentes na unidade por 40 horas semanais.
 
Na ocasião, o presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, destacou que o Programa Saúde da Família é importante para melhorar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). “Por isso, estamos observando o programa para continuar na luta pela melhoria do atendimento à nossa população”, acrescentou.