Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Comissão de Recém-Formados realiza fórum sobre residência

06/05/2015

A Comissão de Médicos Recém-Formados do CREMERJ se reuniu nessa quarta-feira, 29, para discutir, entre outros assuntos, questões referentes à residência médica no Estado e os próximos eventos promovidos pela comissão.
 
Participaram da reunião o presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez; o coordenador da comissão, o diretor Gil Simões; o presidente da Associação de Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj), Diego Puccini; e a médica Silvana Ferreira Tourinho, que também faz parte da comissão.
 
Um dos temas tratados no encontro foi a realização do Fórum Residência Médica e Políticas de Saúde – Cenário Atual e Perspectivas, que falará sobre a residência no Estado, e acontecerá no 21 de maio, às 19h30, no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail seccat@crm-rj.gov.br ou dos telefones (21) 3184-7130 a 7137.
 
Além do CREMERJ e da Amererj, o fórum contará com a presença de representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro, da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), da Comissão Estadual de Residência Médica do Rio de Janeiro (Ceremerj), e da coordenadora do Programa de Residência de Clínica Médica da USP.
 
Durante o encontro, Pablo Vazquez relembrou que o “Programa Mais Médicos” trará impactos à residência médica.
 
“O programa garante que as vagas de residência médica serão equivalentes ao número de egressos dos cursos de graduação em medicina do ano anterior. Por isso precisamos saber se o governo conseguirá cumprir essa meta e se será com a qualidade merecida", destacou.
 
Já o presidente da Amererj, Diego Puccini, ressaltou que um dos problemas enfrentados pela categoria é o reajuste da bolsa dos residentes, que não ocorre desde 2010.
 
Diego também acrescentou que uma das formas de acompanhar as ações da comissão e da Amererj é através do site www.amererj.org.br .
 
Outro assunto discutido foi a 12ª edição do Prêmio de Residência Médica do CREMERJ, que será realizada no dia 12 de novembro, também no auditório Júlio Sanderson.
 
A comissão passará a se reunir na última quarta-feira de cada mês para debater assuntos pertinentes aos médicos residentes. O próximo encontro será realizado no dia 27 de maio.