CRM participa de encontro de angiologia e cirurgia vascular
24/03/2015
O CREMERJ participou da abertura do XXIX Encontro de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, nessa sexta-feira, 20, no Windsor Barra Hotel. O evento, que teve como objetivo debater os novos cenários na área, contou com especialistas renomados do Brasil e do exterior.
Uma das novidades da edição foi a inclusão do Encontro dos Residentes, que passou a fazer parte da grade científica do encontro. Na ocasião, o angiologista Sergio S. Leal de Meirelles foi homenageado por suas contribuições para o engrandecimento da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBAVC-RJ).
O presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, que participou da mesa de abertura, destacou o fato de que na lei do “Programa Mais Médicos” consta que para cada egresso no curso de medicina é oferecida uma vaga de residência.
“Trata-se de uma bandeira histórica do movimento médico e nós vamos lutar para que essa lei se cumpra, assim também como a profissionalização do preceptor. Quando olho para esse encontro fico otimista, porque vejo a qualidade das palestras e grande participação dos residentes. Tenho certeza de que vamos avançar e conseguir que essa lei seja cumprida”, disse.
Pablo Vazquez observou ainda que o CREMERJ e outras entidades médicas tiveram uma reunião, no dia 18 de março, com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para debater a aplicabilidade da Lei 13.003/2014. Além disso, foi agendado um encontro para 17 de abril, na sede do Conselho, para ampliar a discussão em relação ao tema.
Por sua vez, o presidente da SBAVC-RJ, Julio Cesar Peclat de Oliveira, falou da qualidade do encontro e salientou a importância da relação entre o CREMERJ e a sociedade.
“Assim que nós confeccionamos o rol de procedimentos da cirurgia vascular, levamos ao Conselho e ele foi imediatamente abraçado pelo CREMERJ. Temos a convicção de que juntos colheremos frutos na defesa profissional e na melhoria dos honorários médicos para nossos cirurgiões vasculares e angiologistas do Estado. A parceria com o CREMERJ é fundamental”, declarou.
Já o diretor científico da SBAVC-RJ, Carlos Peixoto, candidato à presidência da regional, observou que este ano a ideia foi realizar um encontro “o mais carioca possível”.
O evento contou também com a participação do diretor do CREMERJ Carlos Enaldo de Araujo.
A mesa de abertura do encontro foi formada por Pietro Novellino, presidente da Academia Nacional de Medicina; Fernando Cesar David Silva, representando o presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Heládio Feitosa de Castro Filho; Ivanésio Merlo, representando o presidente da SBAVC (nacional), Pablo Komlós; Julio Cesar Peclat de Oliveira, presidente da SBAVC-RJ; Arno von Ristow, vice-presidente da SBAVC-RJ; Sérgio S. Leal de Meirelles, secretário geral da SBAVC-RJ; Ruy Luiz Pinto Ribeiro, diretor tesoureiro da SBAVC-RJ; Carlos Peixoto, diretor-científico do SBAVC-RJ; Breno Caiafa, diretor de eventos da SBAVC-RJ, e Átila Brunet di Maio Ferreira, diretor de defesa profissional da SBAVC-RJ.