Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ entrega cadastro de 40 horas ao MS

25/08/2009

Nesta terça-feira, 25, o presidente do CREMERJ, Luís Fernando Moraes, entregou ao diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Oscar Berro, uma lista com os nomes de 1.237 médicos servidores federais que estão interessados em dobrar a carga horária de trabalho de 20 para 40 horas semanais. Inclusive, alguns atuam em unidades de saúde municipalizadas. Na lista, há médicos de hospitais como o Andaraí, Lagoa, Cardoso Fontes e Ipanema, além das maternidades Alexander Fleming, Praça XV, Carmela Dutra, entre outros. Uma cópia da lista também foi enviada ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

“Nós fizemos este cadastramento porque sabíamos que o aumento da carga horária era um anseio dos médicos e que o Ministério da Saúde precisa de médicos para completar seus quadros. Teremos uma posição do ministério em cerca de 40 dias, porque o seu departamento de recursos humanos vai fazer um estudo para analisar caso a caso”, afirma Luís Fernando Moraes.

A extensão da carga horária é considerada uma alternativa simples para redução da carência de médicos nas unidades públicas do Rio de Janeiro. Na verdade, o governo não tem conseguido contratar e fixar médicos por meio de concursos e seleções públicas, porque oferece salários considerados baixos pelo mercado.

\"O CREMERJ mobilizou médicos experientes, que já atuam nestas unidades e têm interesse em aumentar sua carga de trabalho. O governo pode definir regras para extensão da carga horária, mas deveria considerar, diante do caos instalado na Saúde do Rio de Janeiro, a iniciativa de centenas de médicos experientes e dispostos a trabalhar\", salienta o presidente do CREMERJ.