Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Médicos peritos do INSS participam de reunião com o CREMERJ

30/01/2015

O CREMERJ ampliará a fiscalização das condições de trabalho dos médicos peritos do INSS nas Agências da Previdência Social (APS) do estado. A decisão foi tomada em reunião realizada como o Conselho e representantes da categoria nessa quarta-feira, 28, que teve como objetivo avaliar os principais problemas enfrentados pelos colegas e definir ações.
 
O encontro se deu a partir de uma assembleia em 2014 entre peritos, CREMERJ e Sinmed-RJ, e depois de uma solicitação da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP). Por meio de um memorando enviado ao presidente do CREMERJ, Sidnei Ferreira, a ANMP solicitou fiscalizações nas APS.
 
Inicialmente, conforme informou o conselheiro Gil Simões, responsável pela Comissão de Fiscalização do CREMERJ, serão vistoriadas três APS: uma de referência e outras duas precárias. A ideia é obter um parâmetro para medir a qualidade das agências. 
 
“Acreditamos que o melhor caminho para verificar essas questões referentes ao trabalho médico e definir as ações seria a realização desse encontro com colegas que estão vivenciando a situação”, afirmou Gil Simões.
 
Segundo relatos, são vários os problemas enfrentados como a falta de segurança, prontuários guardados de forma inadequada, a não existência de espaço para lavar mãos e a falta de privacidade na relação médico-paciente. Para agravar a situação, há ainda um déficit no quadro de profissionais em virtude da aposentadoria de grande número de médicos peritos, exonerações e pedidos de demissão devido aos baixos salários.
 
Por outro lado, os peritos afirmaram que muitas unidades da previdência já foram reformadas a fim de atender as necessidades da categoria. Outras, no entanto, conforme ressaltaram os colegas, ainda se encontram em estado precário.
 
Participaram do encontro Lois Tadeu A. Teixeira, da Gerência do Centro; Gilberto Guerzet Ayres, presidente da Comissão de Ética da Gerência de Niterói e subdelegado da ANMP; Virginia Ferraz C. de Melo, do Serviço de Engenharia da Gerência Centro; Carla Torres Schmidt , chefe do Serviço de Saúde do Trabalhador da Gerência Norte; Raymond Jacoub, delegado da Gerência Executiva de Duque de Caxias da ANMP; e Simone Assalie, médica fiscal do CREMERJ.