Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

AMRJ empossa diretoria eleita para o biênio 2014/2016

24/10/2014

A Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ) empossou a diretoria eleita para o biênio 2014/2016 em solenidade realizada no auditório Júlio Sanderson, do CREMERJ, nessa segunda-feira, 20. A entidade, que comemorou na ocasião seu 17º aniversário, passa a ser presidida pelo endocrinologista Leão Zagury, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Foram ainda empossados na solenidade dois novos acadêmicos: o gastroenterologista Isaac Vaisman e o pediatra Júlio Dickstein. Além disso, foram prestadas homenagens a acadêmicos fundadores da entidade: Waldir Jasbik, Orlando Marques Vieira, Rubem Arruda e Pietro Novellino.

A mesa foi integrada pelo vice-presidente do CREMERJ, Nelson Nahon, que representou o presidente Sidnei Ferreira; o presidente eleito da AMRJ, Leão Zagury; o presidente que se despedia, Hilton Koch; o presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Pietro Novellino; o secretário-geral da AMRJ, Igor Borges de Abrantes Júnior; e os representantes dos ex-presidentes da entidade Yvon Rodrigues e Joaquim José Castelões.

O orador oficial da academia, Haroldo Jacques, falou do “inquietamento causado pelos desmandos na saúde pública e do descomedimento na saúde suplementar, onde a voracidade do capitalismo predatório, a busca incessante de lucros exorbitantes e as medidas pouco éticas adotadas ameaçam a prática da boa medicina e a saúde da população”.

Em seu discurso de posse, o presidente Leão Zagury destacou a importância da solidariedade, da liberdade e da ética na construção de uma sociedade democrática e humanista. 

“Nossa jovem academia, graças ao trabalho coletivo, cresceu e se fortaleceu, atraindo para o nosso convívio, profissionais destacados”, disse.

As conselheiras do CREMERJ Márcia Rosa de Araujo e Vera Fonseca também participaram da solenidade.