Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem: quatro comissões de ética tomam posse

16/07/2014

Quatro comissões de ética tomaram posse durante a reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem), nesta terça-feira, 15, na sede do CREMERJ. As instituições que participaram foram: Hospital Dr. Badim, Cuidar Emergências Médicas, Hospital Estadual Adão Pereira Nunes e Hospital Quinta DOr.
 
Os diretores do CREMERJ Serafim Borges e Erika Reis, que conduziram a solenidade, deram início ao evento com informes sobre a situação crítica da saúde nas esferas federal, estadual e municipal. No encontro, foi ressaltado também que houve mudanças na coordenação do Núcleo Estadual no Rio de Janeiro (Nerj) – que não é mais gerida por João Marcelo Ramalho – e na Secretaria Municipal de Saúde, que, recentemente, foi assumida por Daniel Soranz.
 
"O que temos visto é a mudança de gestor, mas isso não tem representado melhorias. Estamos agendando reuniões com os atuais gestores do federal, estadual e municipal, para saber como ficará a situação da Saúde", disse Érika Reis.
 
Segundo ela, a questão da gratificação por desempenho dos médicos federais continua sendo avaliada pelo Ministério do Planejamento, após vários pedidos do CREMERJ e de outras entidades médicas.
 
Já Serafim Borges fez um breve comentário sobre o bom trabalho médico feito durante a Copa do Mundo, lembrando que o CREMERJ acompanhou todo o processo no Rio de Janeiro, inclusive realizando fiscalizações nos postos de saúde do Maracanã.
 
Na reunião, os colegas criticaram o mau funcionamento do Sistema de Regulação de Vagas (Sisreg).
 
O conselheiro Armindo Fernando da Costa também participou do encontro.
 
As comissões de ética médica que tomaram posse foram:
 
HOSPITAL DR. BADIM – membros eleitos para o terceiro mandato:
Efetivos: Luciana de Oliveira Wilken Roderjan, Alexandre Vaz Scotti e Marina de Loureiro Maior.
Suplentes: Cintia da Silva Rodrigues, Antonino Galdino Eduardo Neto e Maria Aparecida Brandão de Oliveira Capistrano.
 
CUIDAR EMERGÊNCIAS MÉDICAS – membros eleitos para o primeiro mandato:
Efetivos: Deise Lúcia Fátima de Castro Vieira e Ana Cristina de Sena Pereira.
Suplente: Daniel Farias de Jesus Ferreira.
 
HOSPITAL ESTADUAL ADÃO PEREIRA NUNES – membros eleitos para o quinto mandato:
Efetivos: Luiz Claudio Monteiro Teixeira, Adriana Câmara Colombo, Núbia Maria Correa dos Santos e André Luis Moreira Lopes.
Suplentes: Letícia Janotti, Patrícia de Lourdes Procópio Lara, Reinaldo Rocha Rosadas e Ari Boulanger Scussel Junior.
 
HOSPITAL QUINTA D OR – membros eleitos para o terceiro mandato:
Efetivos: Danilo Peixoto de Oliveira, José Augusto Muniz de Barros Moreira, Francisco Carlos Lourenço Junior e Renata Breves Nogueira da Silva.
Suplentes: Paula Monarcha Bastos, Arthur Lago Martinez Filho, Eduardo Augusto de Oliveira Xavier e Lisiana Wachholz Szeneszi.