Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove fórum sobre infecções respiratórias

16/05/2014

Em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Infecção Hospitalar, nessa quinta-feira, 15, a Câmara Técnica de Doenças Infecciosas e Parasitárias e de Controle de Infecção Hospitalar (DIP) do CREMERJ promoveu o fórum “Infecções Respiratórias de Origem Comunitária”, no mesmo dia, na sede do Conselho. 

Na abertura, a diretora do CREMERJ Marília de Abreu e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Celso Ramos, que são, respectivamente, a responsável e o coordenador da câmara técnica, falaram sobre a importância do tema para a categoria médica.

“Esse assunto está sendo abordado na época mais propícia, no outono e no inverno. Sabemos que, nesse período, aumenta-se o número de casos de gripes, de resfriados e de outras doenças respiratórias. Portanto, esse fórum é oportuno para discutir técnicas e nos atualizar quanto ao tema”, disse Marília.

Já Celso Ramos ressaltou que, há cinco anos, a câmara técnica realiza esse evento, variando a programação com o cuidado de oferecer um conteúdo de qualidade.

“Temos um compromisso com os colegas, por isso buscamos apresentar novidades e fomentar o debate”, considerou.

No fórum, destacou-se o papel fundamental da anamnese, pois dados epidemiológicos são essenciais para um diagnóstico médico eficiente.

Na ocasião, foram apresentadas as palestras “Resfriado, gripe, influenza: etimologia, etiologia e terapia”, “Infecções bacterianas do trato respiratório” e “Imunização em infecções respiratórias”.

O evento também contou com a participação dos médicos Nelson Pereira, da UFRJ e da Santa Casa da Misericórdia; Ronaldo Rozenbaum, do Hospital Federal dos Servidores do Estado; e Margareth Dalcolmo, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (Ensp/Fiocruz).