Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Comssu e sociedades de especialidade promovem reunião com Amil

13/05/2014

A Comissão de Saúde Suplementar do CREMERJ (Comssu) e membros das sociedades de especialidade participaram de uma reunião com a Amil nessa segunda-feira, 12. Na ocasião, a operadora informou que, no momento, não há como propor um reajuste, pois a empresa aguarda a publicação do reajuste determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Amil justificou ainda que 40% da sua carteira é composta por planos individuais.

Em relação ao pleito das sociedades sobre o reajuste das consultas, a representante da operadora Cristina Mendes considerou pouco provável de ser atendido.

No encontro, que reuniu 16 entidades médicas, foram debatidos diversos assuntos, entre eles a participação das sociedades de especialidade na discussão de problemas específicos de algumas especialidades, como endoscopia, alergia e imunologia, neurofisiologia clínica e cirurgia vascular, que realizam exames fundamentais para o ato médico.

Também foi abordada a questão da Resolução Normativa 346/2014, que institui o Comitê de Incentivo às Boas Práticas Entre Operadoras e Prestadores (Cobop). Com relação à RN, o CREMERJ demonstrou preocupação com os valores pagos por hora, com o controle da agenda do médico por parte da Amil e outras questões pertinentes, como denúncias feitas, recentemente, pelas sociedades contra a operadora.

O Conselho destacou ainda o artigo 4º da RN que pode prejudicar imensamente a remuneração do trabalho médico, promovendo uma relação compatível com o “managed care”.

Na reunião, falou-se também da aprovação, no Congresso Nacional, do projeto de lei 6.964/2010, que traz base legal para estabelecer critérios de negociação e reajuste dos médicos na saúde suplementar, que aguarda sanção presidencial; e da aprovação por unanimidade, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, do projeto de lei 382/2013, referente à cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços) para pessoas jurídicas uniprofissionais, que espera publicação no Diário Oficial.

No encerramento, a coordenadora da Comssu, Márcia Rosa de Araujo, divulgou para as sociedades de especialidade que haverá assembleia geral de convênios na próxima quarta-feira, 21, às 20h, no auditório Júlio Sanderson – na sede do CREMERJ –, para a avaliação das propostas e o resultado das negociações, além de informes sobre a RN 346.