Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nota de falecimento de Izrail Cat

24/04/2014


É com pesar que o CREMERJ informa o falecimento do professor Izrail Cat, ocorrido no dia 21 de abril, em São Paulo, devido à falência múltipla dos órgãos e insuficiência renal. Nascido em 1923, na Romênia, foi naturalizado brasileiro em 1950. Formado em medicina pela então Universidade do Brasil, hoje UFRJ, tinha o certificado de especialista com área de Atuação em Terapia Intensiva e fez vários estágios nos Estados Unidos.

Cat foi um dos fundadores do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1961, em conjunto com o médico pediatra Homero Braga, e, em 1982, quando assumiu a chefia do Departamento de Pediatria da UFPR, inaugurou a primeira Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica daquele Estado.

Parte de sua experiência em pediatria foi adquirida durante sua passagem pelo Canadá, de 1979 a 1981, quando trabalhou no The Hospital for Sick Children, em Toronto.

Docente titular da UFPR, atuava no Hospital das Clínicas da instituição e foi responsável pela formação de várias gerações de pediatras e de intensivistas pediátricos.

Era titular da cadeira número 18 da Academia Brasileira de Pediatria. Deixa esposa, três filhos e quatro netos.

“O professor Cat era uma referência para os pediatras, tendo contribuído muito na formação de vários colegas”, salientou o presidente do CREMERJ, Sidnei Ferreira.

 Foto: reprodução