Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Mais um encontro debate atendimento médico em grandes eventos

10/02/2014

O CREMERJ promoveu mais uma reunião, nessa segunda-feira, 3, com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (Cbmerj), com médicos diretores técnicos de empresas que atuam no atendimento de saúde de grandes eventos e com representantes da Vigilância Sanitária Municipal (Visa) da capital, em decorrência do número de shows e  atividades esportivas que o Rio de Janeiro normalmente sedia.
 
Participaram da reunião o presidente do CREMERJ, Sidnei Ferreira, os conselheiros Nelson Nahon, Pablo Vazquez, Marília de Abreu, Carlos Enaldo de Araújo, Gil Simões, Erika Reis e Renato Graça; o comandante do 1º Grupamento de Socorro de Emergência (GSE) do Cbmerj, coronel médico Fernando Suarez, e a assessora do subsecretário da Visa, Márcia Melo.
 
No encontro, Sidnei Ferreira relembrou as reuniões já realizadas sobre o tema e destacou alguns casos em que ocorreram tragédias, como o da Boate Kiss em Santa Maria, e a partida do Vasco da Gama e do Atlético Paranaense no final do Campeonato Brasileiro do ano passado, que aconteceram devido à falta de infraestrutura dos locais, a falta de fiscalizações e de adequação para o atendimento médico ao público.
 
“A segurança da população e dos colegas é uma preocupação do CREMERJ, do Corpo de Bombeiros e da Visa e também deve ser de quem produz essas atividades. Por isso realizamos e continuaremos a realizar esses encontros, para que tragédias como aquelas não se repitam”, afirmou.
 
O conselheiro Renato Graça apresentou o número de denúncias recebidas no Conselho e salientou que sindicâncias foram abertas para esclarecer os casos.
 
Já Fernando Suarez frisou que em breve será divulgada uma nova versão da resolução 80/2007 da Secretaria de Estado e Defesa Civil (Sesdec-RJ), que orienta e fornece diretrizes para as fiscalizações realizadas pelos bombeiros e criticou a falta de comprometimento de algumas empresas no atendimento a eventos. 
 
“É responsabilidade do contratante e da contratada checar se toda a estrutura do evento está de acordo com as normas da resolução. Estamos trabalhando arduamente nas fiscalizações para assegurar o bem-estar da população”, salientou. 
 
Durante o encontro, a representante da Visa, Márcia Melo, destacou que a parceria com outras entidades é de suma importância para evitar problemas.
 
“Infelizmente poucas empresas procuram com antecedência a Vigilância Sanitária, por isso essas ações em conjunto com o Cbmerj são tão importantes”, disse.
 
Ao término do encontro, os médicos diretores técnicos e representantes das empresas relataram situações ocorridas em seus eventos e puderam sanar dúvidas inclusive sobre documentações necessárias para a realização de espetáculos, shows e atividades esportivas.