Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Conselhos de Medicina apoiam estudantes da Gama Filho

08/01/2014

Os Conselhos de Medicina estão apoiando a luta dos estudantes da Universidade Gama Filho. Em solidariedade aos mais de 2 mil alunos de medicina da instituição, o Conselho Federal de Medicina (CFM) pedirá ao Ministério Público Federal (MPF) que acompanhe o processo de transferência dos alunos para outras instituições – caso a universidade seja descredenciada ao final do prazo de análise de defesa pelo Ministério da Educação (MEC). Um grupo de estudantes foi recebido nesta quarta-feira, 8, na sede do CFM, em Brasília, onde expuseram aos conselheiros federais e presidente dos Conselhos Regionais os problemas enfrentados por alunos, professores e funcionários da instituição.

O grupo foi recebido pelo coordenador da Comissão Nacional de Ensino Médico e 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital; pelo representante do Rio de Janeiro no CFM e 2º vice-presidente da entidade, Aloísio Tibiriçá; e pelo presidente do CREMERJ, Sidnei Ferreira. O caso da universidade será levado ao MPF dentro do acordo de cooperação técnica celebrado com o Conselho Federal em agosto do ano passado. A expectativa do CFM é de que, junto com o MPF, sejam monitoradas de perto todas as discussões da situação da universidade no Ministério da Educação.

“A colaboração do Ministério Público Federal tem sido essencial e este caso da Gama Filho é mais um exemplo de que essa nossa parceria se reveste de importância para aqueles que necessitam da nossa ajuda”, disse Carlos Vital. “Nossa preocupação é que os cursos de medicina, como o da Gama Filho, formem bons profissionais. Por isso, é preciso que sejam oferecidas boas instalações e um corpo docente qualificado, bem preparado e estimulado", acrescentou Tibiriçá.

Apoio do CREMERJ

Segundo o estudante de medicina Bruno Soares, do oitavo ano, desde que passou a ser gerida pela mantenedora Galileo Educacional, a situação da Gama Filho piorou, com a suspensão das aulas, atraso salarial, sucateamento das instalações, ausência de hospital-escola, dentre outros problemas. Em 2013, os alunos tentaram reverter as dificuldades, mas a Galileo descumpriu todos os prazos e acordos.

A luta dos estudantes tem recebido apoio do CREMERJ, que também defende um ensino de qualidade. O Conselho Regional tornou possível a ida dos alunos a Brasília.

"O governo diz que vai ampliar o número de vagas dos cursos de medicina, mas não consegue gerir os que estão abertos. Dizem que faltam médicos, mas não cuidam dos estudantes que querem se formar no seu próprio país. O CREMERJ vai continuar ao lado dos alunos da Gama Filho, dando apoio no que for preciso em busca de uma solução", declarou Sidnei Ferreira.

MEC cria Comissão

Desde ontem, cerca de 50 alunos ocupam a sede do MEC, em Brasília, para chamar a atenção do governo e da sociedade para o descaso com os estudantes. Após a ocupação, o Ministério anunciou a criação de uma comissão para discutir a aplicação de uma política de transferência dos alunos. Ficou decidido que a comissão será composta por cinco membros do MEC, sete representantes dos alunos e um representante da União Nacional dos Estudantes (UNE). A primeira reunião ocorrerá na próxima semana.

Em nota divulgada pela pasta, o MEC informou que "tomará a decisão sobre a continuidade ou não do credenciamento institucional de ambas as instituições, em conformidade com o ordenamento jurídico vigente. Cumpre destacar que o MEC adotou todas as medidas possíveis permitidas pela legislação em vigor, ressaltando-se que esta não prevê qualquer tipo de ação ou intervenção na mantenedora, ficando a atuação do MEC limitada às questões acadêmicas das instituições mantidas".

 

Com informações do CFM