Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Presidente do CRM debate o novo Código de Ética Médica

17/09/2013

Residentes em cirurgia plástica e médicos especializados na área assistiram, nessa quinta-feira, 12, no auditório da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, a palestra “O Novo Código da Ética Médica”, ministrada pela presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo. Na ocasião, ela apresentou um panorama geral sobre o tema e destacou assuntos como a publicidade médica e conflito de interesses. Também foram abordados e debatidos com a plateia os problemas e as principais questões que fazem parte do dia a dia da prática médica.
 
Após esclarecer que o residente é responsável por seus atos – “embora o preceptor e o hospital também sejam responsabilizados” –, Márcia Rosa chamou a atenção para aspectos como a importância de relatar todas as informações – antes, durante e depois – de uma cirurgia, por exemplo, no prontuário médico.
 
“É fundamental escrever tudo o que vem sendo feito, documentar, detalhar todas as complicações da cirurgia, descrever problemas como a falta de aparelhos para a realização de exames e registrar quando algo não foi feito por falta de condições de infraestrutura da unidade”, ressaltou.
 
Outros assuntos enfatizados no encontro foram ocorrências no plantão médico, os cuidados que se deve ter ao emitir atestado e o sigilo.
 
Ao final do encontro, os participantes puderam tirar suas dúvidas. Os residentes questionaram aspectos relacionados à validade do prontuário eletrônico em termos jurídicos, direito de greve do médico, relação de médicos com intermediadores de cirurgia, além de outros.