Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de ato público nacional

09/08/2013


Representantes das entidades médicas nacionais e regionais realizaram um ato público nessa quinta-feira, 8, em Brasília, contra as propostas anunciadas pelo governo que prejudicam o exercício da medicina, alteram o processo de formação dos médicos no Brasil e comprometem a qualidade da assistência na saúde. Reunidas no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, as lideranças médicas e estudantes de medicina também apresentaram a parlamentares presentes contrarrazões aos vetos à Lei do Ato Médico e à Medida Provisória 621/2013, que instituiu o Programa Mais Médicos para o Brasil.

A presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, e os conselheiros Pablo Vazquez, Erika Reis, Vera Fonseca, Nelson Nahon, Serafim Borges, Armindo Fernando da Costa e Aloísio Tibiriçá (também vice-presidente do CFM), estavam presentes na mobilização.

Viemos aqui expressar nosso repúdio a todas essas manobras despropositadas do governo, que põe a saúde da população em risco e desvalorizam a nossa categoria. Nossa expectativa também é de que os parlamentares rejeitem os vetos do Ato Médico, que tramitou durante 12 anos e passou por exaustivos debates no Legislativo. Ou seja, esses vetos não são uma agressão apenas aos médicos, mas à população e aos próprios parlamentares, declarou Márcia Rosa.

Sobre a MP 621/2013, os médicos apresentaram aos deputados e senadores informações sobre o aspecto demográfico da distribuição dos médicos pelo Brasil e as consequências do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi anunciada e imposta de forma precipitada pelo governo e sem qualquer debate com as entidades médicas e as universidades, comentou Erika Reis.
A mobilização contou com a participação de 12 deputados e dos senadores Paulo Davim (PV-RN) e Ana Amélia (PP-RS). No meio da tarde, as lideranças médicas estiveram com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Após o ato público, os participantes saíram do Congresso Nacional em passeata até o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente Dilma Housseff.

Os presidentes das associações médicas de bairro da Tijuca e Adjacências (Ameta) e da Zona Oeste (Amzo), Ricardo Bastos e Ana Maria Cabral, também integram a delegação do Rio de Janeiro no ato. Também estavam presentes representantes da Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM).

A mobilização dos médicos no Congresso Nacional antecede o Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem), que será realizado em Brasília nesta sexta-feira e no sábado, 9 e 10. Além dos vetos à Lei do Ato Médico e os impactos da MP 621/13 no trabalho médico no SUS, estão previstos debates sobre as implicações da medida na graduação e residência médicas.