Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ se reúne com mais de 400 formandos de medicina

30/06/2009

No mês de junho, a direção do CREMERJ e a Comissão de Médicos Recém-Formados estiveram com mais de 400 formandos de seis universidades do Rio de Janeiro para apresentar a missão e as atribuições do Conselho aos jovens médicos. Os encontros mobilizaram alunos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Gama Filho (UGF), da Universidade Estácio de Sá, da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), da Universidade de Nova Iguaçu (UNIG) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O presidente do CREMERJ, Luís Fernando Moraes, esteve presente em todos os encontros e destacou a importância desse contato direto com aqueles que estão iniciando a carreira médica. “Defender o médico na luta por salários dignos e melhores condições de trabalho são alguns dos principais pilares de atuação do CREMERJ. Abrindo este canal de comunicação com os formandos, permitimos que eles sejam informados sobre as nossas frentes de atuação”, afirmou o presidente do CREMERJ.

O corregedor do Conselho, Sérgio Albieri, salientou aos formandos aquilo que considera como as principais características do médico: “A Medicina é uma profissão de doação. Não basta ser tecnicamente preparado: o médico precisa ter muita paciência e se doar”.

Ele ainda explicou que o Conselho não é um órgão punitivo, mas julgador. “Nossa gestão construiu um CREMERJ que preconiza a ética profissional. Temos um tratamento ético, técnico e respeitoso para qualquer situação. Por isso investimos tanto em atitudes de resguardo médico, como um prontuário correto, legível e claro”, acrescentou.

Também participaram das reuniões com os formandos os conselheiros Aloísio Tibiriçá, Aloísio Tortelly, Carlindo Silva Filho, Márcia Rosa de Araujo, Renato Graça e Vera Fonseca.
Incentivo

Os futuros médicos são estimulados a participar de fóruns, cursos e palestras promovidas pelo programa de Educação Médica Continuada, que já reuniu mais de 16 mil participantes em nove anos de existência. “Este ano serão realizados mais de 60 eventos e quase todos terão seu conteúdo disponível no site do CREMERJ para download, que só pode ser feito por médicos e estudantes de medicina”, ressaltou o dr. Luís Fernando.

Os jovens médicos também têm acesso ao Portal de Periódicos da Capes, onde podem realizar pesquisas médicas em 135 publicações científicas nacionais e internacionais. Outra ferramenta que o Conselho oferece gratuitamente aos formandos é o e-mail com o domínio @cremerj, que atualmente tem 100 megas de memória, mas em breve terá 1Gb (um gigabyte).

Cada formando recebeu um kit com todo o material informativo do Conselho como o Jornal do CREMERJ, a revista Médico & Saúde, além de um CD com os arquivos de 17 publicações do CREMERJ, entre elas, o Código de Ética Médica e o Manual do Médico Residente.