Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem: duas comissões tomam posse

11/06/2013

A Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ se reuniu nessa terça-feira, 11, para dar posse a comissões de duas instituições.
 
Os conselheiros Pablo Vazquez e Sidnei Ferreira participaram da reunião e informaram aos presentes sobre a situação dos hospitais federais, onde médicos estão se aposentando e não sendo repostos e sobre a vinda de médicos estrangeiros sem a prova de revalidação.
 
Eles afirmaram que o CRM não irá registrar os médicos estrangeiros a não ser que se cumpra a lei vigente no país e frisaram que o Conselho não é contra a vinda de médicos do exterior para o Brasil.

Na reunião foi recordado o ato público, do último dia 5, quando cerca de 300 pessoas protestaram contra a proposta de passar a gestão dos hospitais federais e institutos para a subsidiária da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Saúde Brasil; as condições precárias das unidades e a questão salarial dos médicos federais. Será agendada uma audiência com os ministros do Planejamento e da Saúde para discutir tal situação.
 
Também foi falado do projeto de lei referente à cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) para pessoas jurídicas, que está em tramitação e será encaminhado para aprovação na Câmara de Vereadores nos próximos dias.
 
Na ocasião, a representante do Hospital Federal Cardoso Fontes demonstrou preocupação com a continuidade do programa de residência médica na sua unidade. Os conselheiros sugeriram uma reunião para que possam ajudar na solução.
  
Ao fim, as novas Comissões de Ética Médica tomaram posse. Os mandatos seguem até junho de 2016.
 
No Hospital Rios Dor, os membros eleitos para o primeiro mandato foram: Maria Fernanda Motta, Márcia Cristina Ribeiro, Mauro Castagnaro e Leonardo Rezende, como efetivos; e Alessandra Alves, Elias Gouvea, Fernanda Lima e Tatiana Rangel, como suplentes.
 
Já no Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, assumiram para o segundo mandato: Adriano Pereira, Márcio da Cunha Filho, João Paulo Velloso Filho e Raphael dos Santos, como efetivos; e Alexandre Vasconcelos, Lady Dyana Figueirêdo, Patrizio Morisson e Cláudia de Araújo, como suplentes.