Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Regulamentação sanitária sobre endoscopias é tema de evento

03/06/2013

O CREMERJ participou da “Mesa Redonda: Boas Práticas para Serviços de Endoscopias por Orifícios Naturais – RDC ANVISA 06/13” na terça-feira, 28, no auditório da SUBVISA. O evento, que foi promovido pelo Centro de Estudos da SUBVISA, debateu temas relevantes para médicos e profissionais de saúde, do município do Rio de Janeiro, seguindo à nova determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que visa evitar ou minimizar os riscos sanitários e ainda prevenir infecções aos pacientes submetidos aos exames. 

Em sua participação, a conselheira Erika Reis, que também representou a Câmara Técnica de Endoscopias, falou sobre a importância do evento e acrescentou que é importante criar protocolos para também avaliar os hospitais, porque a maioria dos equipamentos de endoscopia precisa de atualização. Na ocasião, uma representante da Anvisa estadual – responsável pela vistoria nas unidades hospitalares – afirmou que tais protocolos serão criados.

Também participaram do evento o subsecretário de Vigilância Sanitária, Arnaldo Lassance; Cláudia Vianna, da superintendência Vigilância, Fiscalização Sanitária em Saúde; Rosângela Seixas, da superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro; Fernando Magalhães, da Coordenação Educação, Comunicação e Inovação em Vigilância Sanitária; Gisele Orsi, enfermeira do Hospital das Clínicas da UNESP- Botucatu/SP; Oyana Mônica Teixeira, enfermeira do setor de endoscopias do Hospital Federal do Andaraí e representante do COREN-RJ; Marco Peixoto, representante da Superintendência de Saúde da SUBVISA e Elizabeth Marinho, representante da Vigilância Sanitária de Angra dos Reis. 

A RDC ANVISA 6/2013 é a primeira regulamentação sanitária sobre endoscopias do Brasil. Em função disto, o Centro de Estudos e as Superintendências da Subvisa planejam promover um novo encontro em agosto.