Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de ato público pela vacinação do HPV

28/05/2013

A vice-presidente do CREMERJ, Vera Fonseca, participou de um ato público que reivindicou a criação de uma campanha de vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV, ocorrida no calçadão da praia de Copacabana, no domingo, 19.

Médicos e acadêmicos de medicina de todo o Estado participaram da manifestação.

O ato chamou a atenção para a necessidade da inclusão da vacina contra o vírus HPV no calendário obrigatório do Sistema Público de Saúde, vacinando meninas e adolescentes antes mesmo do início de suas vidas sexuais.

Na ocasião, Vera Fonseca alertou para a importância de se falar sobre o assunto.

“O HPV é responsável por uma das doenças sexualmente transmissíveis mais frequentes e é responsável pelo câncer do colo uterino, enfermidade que é a segunda causa de mortalidade entre as mulheres do nosso país. A conscientização do uso do preservativo não é o suficiente”, ressaltou.

Vera destacou que a inclusão da vacina no calendário do SUS seria um grande avanço, além, é claro, da ampliação dos centros de tratamento das lesões precursoras do câncer do colo uterino.

A manifestação foi promovida pelo Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Universidade Federal Fluminense (UFF).