Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Fechamento de maternidade será analisado pelo CREMERJ

24/06/2009

A Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) vai analisar o fechamento da maternidade do Hospital Municipal Paulino Werneck para avaliar o impacto desta medida no atendimento à população da Ilha do Governador. Assim como toda a rede de saúde do município, o Hospital Paulino Werneck apresenta séria carência de recursos humanos, com plantões comprometidos pela falta de médicos, principalmente de especialistas como pediatras, ortopedistas, cirurgiões e anestesistas.
 
Segundo informação dos próprios funcionários, a maternidade estava fechando as portas nos plantões que não contavam com pediatras escalados. Há meses, a maternidade tinha três plantões sem pediatras, que deveriam fazer a cobertura tanto da emergência quanto da maternidade. “A Prefeitura deveria contratar médicos para completar os plantões e não fechar um serviço importante como a maternidade. Temos que avaliar se o número de nascimentos era baixo por falta de médicos ou por falta de demanda da população local. O Paulino Werneck é o único hospital da Ilha do Governador e não foi contemplado pela contratação emergencial de médicos feita pela secretaria de saúde”, afirma Luís Fernando Moraes, presidente do CREMERJ.