Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Câmara Técnica promove fórum sobre infecção hospitalar

17/05/2013

Em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Infecção Hospitalar, o CREMERJ promoveu nessa quarta-feira, 15, o fórum “Infecções em próteses e implantes: diagnóstico e tratamento”, no auditório Júlio Sanderson. O evento, que reuniu médicos e acadêmicos, foi organizado pela Câmara Técnica de Doenças Infecciosas e Parasitárias e Controle de Infecção Hospitalar (DIP). 

A conselheira Marília de Abreu e o coordenador da Câmara Técnica, Celso Ramos, fizeram a abertura do fórum, que contou com três palestras: “Infecções em próteses ortopédicas”, apresentada por Juliana Mattos, do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia (Into); “Infecções em próteses mamárias”, proferida por Délia Engel, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho; e “Infecções em próteses cardiovasculares”, ministrada por Claudio Fortes, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Em sua explanação, Délia Engel destacou questões importantes quanto aos cuidados básicos que evitam a infecção hospitalar. 

“É fundamental que o médico cuide da higienização correta das próprias mãos e da pele do paciente; receite a profilaxia antibiótica adequada; e verifique se o centro cirúrgico está em perfeitas condições de uso. Já o paciente deve cuidar da sua saúde, pois doenças como o tabagismo, a hipertensão e a obesidade aumentam o risco”, recomendou. 

No encerramento, Marília de Abreu falou sobre a preocupação do Conselho com a atualização dos colegas. 

“O CREMERJ tem um compromisso com a educação continuada. A medicina exige uma reciclagem constante e, por isso, promove encontros desse tipo, que permitem ampliar nosso aprendizado e compartilhar experiências”, declarou.