Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Reunião na Câmara Municipal debate transplantes no Rio

17/04/2013

O secretário-geral do CREMERJ, Pablo Vazquez, participou de uma audiência pública que debateu a situação dos serviços de nefrologia e transplante no Rio de Janeiro, nessa sexta-feira, 12, no plenário da Câmara Municipal dos Vereadores. Promovida pela Comissão de Higiene, Saúde e Bem Estar Social da Câmara, o encontro discutiu, principalmente, o serviço de transplante renal e hepático em adulto e criança do Hospital Federal de Bonsucesso (HGB) – referência há anos no procedimento, mas cujo setor está desativado desde dezembro.
 
“O CREMERJ vem acompanhando essa discussão sobre os transplantes, assunto fundamental para a excelência da saúde. No local onde se realiza o transplante, precisa-se cumprir uma série de procedimentos que exigem qualidade e no HGB há isso. Nossa luta é pela manutenção do serviço, pois os moradores da região não podem ficar desassistidos”, declarou Vazquez.
 
Como nenhum representante do Ministério da Saúde compareceu à audiência, o vereador Paulo Pinheiro, integrante da Comissão, informou que irá solicitar uma reunião com o diretor de departamento de Gestão Hospitalar do Rio de Janeiro, João Marcelo Ramalho, para esclarecimentos. É preciso saber, segundo Pinheiro, o que impede a reativação do serviço, já que a direção do HGB garante que a unidade possui condições técnicas e humanas.