Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Fórum debaterá responsabilidade civil e penal do médico

12/04/2013

A presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, nesta sexta-feira, 12, se reuniu pela segunda vez com o desembargador Sylvio Capanema para definir os temas que serão abordados durante o Fórum Responsabilidade Civil e Penal do Médico, que acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, no auditório Julio Sanderson. O evento terá uma conferência inaugural sobre o código civil e vários painéis sobre diversos assuntos, como: práticas no CTI para o prolongamento da vida; testamento vital; responsabilidade dos médicos residentes, estatutários e terceirizados; danos médicos; abortamento previsto em lei e responsabilidade penal. 

“A realização de eventos desse tipo é fundamental para o médico. Na minha opinião, as faculdades deveriam incluir uma disciplina sobre o direito em medicina, ainda que opcional, para evitar que eles passem por situações desnecessárias. Alguns médicos se prejudicam por falta de conhecimento, por isso considero essa iniciativa tão importante”, disse Capanema. 

Professores de medicina e direito, promotores, magistrados e advogados especializados serão convidados para participar dos painéis. 

“Nosso objetivo é atualizar os médicos em relação à responsabilidade no exercício da sua profissão. Sabemos que há muitas dúvidas, principalmente dos médicos mais novos, e queremos esclarecê-las. Inclusive, nossa ideia é promover outros fóruns sobre o assunto, pois as discussões são amplas”, afirmou Márcia Rosa. 

Também participaram do encontro os advogados Leandro Zandonadi e Ana Regina Auban.