Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem: comissões de Ética de três hospitais tomam posse

12/04/2013

As Comissões de Ética dos hospitais Aeronáutica dos Afonsos, Joari - da Rede D´Or - e Casa de Saúde Santa Lúcia tomaram posse nessa terça-feira, 9, no auditório Julio Sanderson, durante reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ. No evento, também foram discutidas questões relacionadas à rotina das comissões, que têm o dever de zelar por boas condições para a prática médica e funcionam como braço direito do Conselho nas unidades.

\"É um absurdo o que está acontecendo com a saúde pública do Rio de Janeiro. As Comissões de Ética têm extrema importância na luta pela melhoria dessa situação e, principalmente, na valorização da profissão de medicina\", afirmou o conselheiro Pablo Vazquez.

Durante o encontro, também se falou sobre o Hospital Cardoso Fontes, que teve o centro cirúrgico inundado e por isso todas as operações agendadas foram canceladas. O setor foi desativado pelo Ministério da Saúde por tempo indeterminado. Além disso, foi relatado o caos com o fechamento dos serviços de ginecologia e cirurgia geral do Hospital Municipal Raphael de Paula Souza, em Curicica, e o drama dos alunos da Universidade Gama Filho que, desde o início do ano, estão sem aulas mesmo com as mensalidades pagas em dia.

Os membros do Hospital Aeronáutica dos Afonsos e Joari assumiram a responsabilidade da Comissão pela primeira vez. Já os membros da Comissão de Ética da Casa de Saúde Santa Lúcia foram eleitos para o segundo mandato. Participaram ainda da reunião os conselheiros Sidnei Ferreira e Serafim Borges.


Conheça os integrantes das Comissões de Ética Médica recém-empossadas:


Hospital Aeronáutica dos Afonsos

Efetivos: João Luiz Viana de Carvalho e Marcelo Santos da Silva

Suplentes: Gabriela de Moura e Horácio Lencioni


Hospital Joari (Rede D´Or São Luiz)

Efetivos: Gustavo Ferreira Pinheiro, Márcia Adélia de Magalhães Menezes, Paulo César da Cunha Nascimento e Paulo José Pereira da Costa

Suplentes: João Carlos Mendes Lourenço, Carlos Henrique Ferreira Ramos, Liliane Guimarães e Georgea Bathomarco Correa


Casa de Saúde Santa Lúcia

Efetivos: Carlos Alberto Siqueira de Souza e Mariana dos Reis Madeira Viana

Suplentes: Michelle de Matos Magalhães e Nicole Oliveira Mota Gianini