Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Niterói: Secretaria reconhece situação grave na saúde

11/04/2013

O secretário municipal de Saúde de Niterói, Chico DÂngelo, afirmou, em reunião com o CREMERJ, nessa quarta-feira, 10, que, em sua gestão, realizará concurso público para os médicos e acabará com as contratações por RPA. Ele reconheceu que no município há graves problemas na saúde pública e se comprometeu a elaborar um planejamento com metas para serem atingidas a curto, médio e longo prazo.

Segundo DÂngelo, a prioridade é regularizar o pagamento do salário dos médicos contratados por RPA, que está atrasado há dois meses, e para isso se reunirá com a Secretaria Municipal da Fazenda nesta semana. Além disso, o objetivo do secretário de Saúde é acabar com as RPAs e contratar os médicos pelo regime celetista. Também garantiu que no próximo semestre realizará concurso público, no entanto as remunerações ainda não foram definidas.

Durante a reunião, os conselheiros Pablo Vazquez e Erika Reis questionaram sobre a precariedade das emergências em Niterói. Sobre o Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho), em Fonseca, DÂngelo disse que a unidade passará por obras estruturais. 

\"Essa é uma questão que nos preocupa muito, porque sobrecarrega o médico e dificulta a qualidade do atendimento à população. Esses problemas são frequentes e é necessário um planejamento muito bem formulado para que essas obras não prejudiquem os pacientes e o trabalho médico\", destacou Vazquez. 

As propostas da Secretaria Municipal de Saúde serão apresentadas aos médicos durante uma assembleia, promovida pelo CREMERJ e Sindicato dos Médicos de Niterói (Sinmed-Niterói), que acontecerá no dia 24 de abril.

A diretora do Sinmed-Niterói, Dilva Reis, e os médicos reguladores do Samu, Henrique Pazzini e Daniel Lins, também participaram da reunião.

O CREMERJ acompanhará a situação do município para averiguar se as melhorias serão efetuadas.