Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM divulga pesquisa sobre perfil dos médicos no Rio

18/02/2013

Os números referentes ao Estado do Rio de Janeiro do segundo volume da pesquisa Demografia Médica, que serão apresentados à imprensa nesta terça-feira (19), revelam os motivos da má distribuição e da falta localizada de médicos


O número de médicos em atividade no Rio de Janeiro chegou a 58.782 em outubro de 2012, segundo revela o estudo lançado nesta segunda-feira (18), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília. Com taxa de 3,62 profissionais por 1.000 habitantes, o estado se posiciona acima da média nacional, ocupando o segundo lugar em números absolutos de médicos registrados em todo o país (388.015) e em termos proporcionais. Apesar disso, 67% destes profissionais se concentram na capital e somente 44% deles atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

No Rio de Janeiro, também se destaca a desigualdade percebida entre a capital e os municípios do interior do Estado. Os dados divulgados mostram algumas conclusões do segundo volume da pesquisa Demografia Médica no Brasil: cenários e indicadores de distribuição, desenvolvida em parceria entre Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), e coordenado pelo pesquisador Mario Scheffer.

Quem são e onde estão os médicos no Rio de Janeiro? A presença de médicos no SUS é suficiente? A abertura de cursos de medicina no Interior contribui para a fixação em locais onde hoje faltam médicos? Onde atuam os médicos estrangeiros e formados no exterior? Facilitar a revalidação de diplomas estrangeiros vai resolver a falta localizada de médicos?

Essas e outras questões serão respondidas pela pesquisa que será apresentada à imprensa em coletiva na sede do CREMERJ (Praia de Botafogo, 228/loja 119/b) nesta terça-feira (19) às 10:30. Na oportunidade, estarão presentes a presidente do CREMERJ, Márcia Rosa do Araujo, e Conselheiros, à disposição para esclarecer dúvidas sobre os dados disponíveis.

SERVIÇO:

Apresentação de resultados da pesquisa Demografia Médica no Rio de Janeiro

Data: 19 de fevereiro de 2013

Local: Sede do CREMERJ (Praia de Botafogo, 228, loja 119/b), às 10:30.

Outras informações: Assessoria de Imprensa do CREMERJ: 21-3184-7089/21-8841-2405