Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CFM faz alerta sobre participação médica em pesquisas

23/01/2013

O CREMERJ, atendendo à recomendação do Conselho Federal da Medicina (CFM), alerta para uma nova forma de abordagem dos laboratórios, em busca de informações sobre determinados tratamentos. Segundo relatos, as empresas farmacêuticas procuram os médicos e pedem para que preencham questionários sobre pacientes, visitas de representantes, reuniões e malas diretas.

Geralmente a empresa emissária do convite não fornece o seu nome, ou seja, o médico não sabe a princípio quem usará os dados fornecidos. Há um \"sistema de premiação\", apresentado durante a abordagem, por e-mail, que institui \"pontos\" que podem ser trocados por brindes ou dinheiro. O médico é convidado a se cadastrar em um site para obter um nome de usuário e senha de acesso.

O Código de Ética Médica (CEM) veda ao médico \"exercer a profissão com interação ou dependência de farmácia, indústria farmacêutica, óptica ou qualquer organização destinada à fabricação, manipulação, promoção ou comercialização de produtos de prescrição médica, qualquer que seja sua natureza\".

Outros documentos também abordam a questão. A Resolução CFM 1.939/2010 veda \"o preenchimento de qualquer espécie de cadastro, formulário, ficha, cartão de informações ou documentos assemelhados\". Essa diretriz lembra que a utilização de bancos de dados com informações clínicas e a consequente estratificação e qualificação de usuários caracteriza-se como prática cujos objetivos são eminentemente comerciais.