Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ encontra situação crítica no Hospital do Retiro

21/12/2012

A Comissão de Fiscalização (Cofis) do CREMERJ realizou, no dia 19 de dezembro, uma inspeção no Hospital Municipal do Retiro, em Volta Redonda, após denúncias de falta de médicos plantonistas, situação precária de equipamentos e materiais e condições insalubres para o atendimento à população.

O hospital, que tem atendimento de Urgência e Emergência em clínica médica e pediatria, também realiza procedimentos cirúrgicos e possui 65 leitos. De acordo com o médico Márcio Antônio Arbex, coordenador do CTI do hospital, serão realizadas obras para ampliação em mais 50 leitos.

Vários problemas foram constatados na visita, como a lotação da unidade, com pacientes em macas nos corredores, ao lado de paredes com infiltração, aumentando o risco de infecção, além de materiais com data de validade expirada.

A enfermaria se encontra com superlotação, os seis consultórios médicos instalados na emergência foram reduzidos para dois, já que os demais estão sendo utilizados como enfermarias de internação.

Devido ao excesso de demanda na área de repouso adulto/pediátrico foram adicionados leitos extras nos ambientes, contrariando as normas da Anvisa, tornando as condições de ventilação, higiene e manutenção do ambiente precárias.

A sala para atendimento de pacientes graves possui somente três leitos, funcionando como hipodermia, apesar das péssimas condições do local.

Na emergência pediátrica há falta de pediatras em quase todos os plantões. É comum o plantão ser passado para médicos clínicos, que ficam encarregados das intercorrências no setor.

Além dos baixos salários, a maioria dos médicos recebe por RPA; alguns estão há mais de cinco anos sem direitos trabalhistas. 

“A situação do hospital é crítica. É preciso urgentemente uma intervenção da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda“, afirmou o conselheiro Nelson Nahon, diretor de Sede e Representações do CREMERJ.

Também participou da fiscalização a representante da Seccional de Volta Redonda Mônica Regina Dagfal, que é membro do corpo clínico do hospital.