Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de manifestação na Cinelândia

20/12/2012

Médicos de diversos estados do país participaram, na manhã desta quinta-feira, 20, da manifestação promovida pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), na Cinelândia, para reivindicar ajustes na gratificação dos médicos federais, entre outras bandeiras. O CREMERJ e o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro apoiaram o movimento, que marchou em protesto até o escritório do Ministério da Saúde no Rio, na Rua México.

\"Esta praça já foi o palco de muitos movimentos democráticos e hoje, mais uma vez, os médicos reafirmam sua disposição de lutar por condições dignas de trabalho, concursos públicos com salários decentes e uma saúde pública de qualidade. A passeata encerra as nossas atividades deste ano, mas não o nosso trabalho: continuamos nos empenhando para vencer os próximos desafios, como o abaixo-assinado para o projeto de lei que aumenta o orçamento da saúde, que já tem 600 mil assinaturas\", afirma o conselheiro do CREMERJ e vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá.

Participaram ainda da manifestação os conselheiros Sidnei Ferreira, Vera Fonseca, Luís Fernando Moraes, Sergio Albieri, Armindo Fernando da Costa, Pablo Vazquez e José Ramon Blanco – este também presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj). Durante o evento, o presidente da Fenam, Geraldo Ferreira, anunciou que a ação que teve início no Rio acontecerá ainda em diversas capitais do Brasil.

“Vivemos um momento duro, com o estrangulamento da mão de obra, o sucateamento dos hospitais públicos e a falta de insumos básicos para atendimento à população. Queremos respeito pelo nosso trabalho e pela população que precisa e utiliza o SUS. Para alcançarmos essa meta, precisamos nos unir”, complementou ainda Geraldo Ferreira.

Mesa de negociações em Brasília

O coordenador da Comissão de Saúde Pública do CREMERJ, Pablo Vazquez, afirmou que, graças a uma mudança no cronograma das votações no Senado e à articulação das entidades, pode ser possível alterar as gratificações dos médicos federais ainda no orçamento de 2013.

\"Esta semana, a presidente do Conselho, Márcia Rosa de Araujo, esteve em Brasília, junto com outras lideranças de entidades nacionais, para articular a criação da comissão que vai discutir os ajustes nas gratificações. Como a votação do orçamento foi adiada para fevereiro, teremos mais tempo para tentar incluir a modificação\", afirmou.

Outros problemas foram denunciados durante o movimento, como os processos administrativos que estão sendo movidos contra os médicos municipais que decidiram parar de preencher as AIHs como forma de protesto; a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); as diferenças salarias entre médicos concursados e contratados; entre outros.