Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Prefeito eleito de Nova Iguaçu se reúne com o CREMERJ

14/12/2012

O CREMERJ recebeu nesta quinta-feira, 13, a visita do prefeito eleito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, de sua equipe de transição e da secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), Rosângela Bello. O objetivo da reunião era debater soluções para a situação crítica que a região vive na saúde pública.

Participaram do encontro a presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, e os conselheiros Sidnei Ferreira, Armindo Fernando da Costa, Pablo Vazquez, Serafim Borges e Nelson Nahon.

\"Um dos nossos papéis é mostrar para os gestores as pendências que precisam ser resolvidas, de uma forma suprapartidária e independente. Vamos cobrar melhorias, mas também oferecer subsídios, sempre que necessário, para ajudar a promover essas mudanças\", propôs Márcia Rosa.

Já na próxima semana, o Conselho disponibilizará para a equipe da nova prefeitura documentos relativos às fiscalizações mais recentes em unidades do município e da região, como o Hospital Geral de Nova Iguaçu e o Moacyr do Carmo (este em Duque de Caxias), além de um relatório sobre a precariedade nos regimes de contratação de médicos na Baixada Fluminense.

\"Não há como resolver a saúde do Rio de Janeiro sem também olhar pelas onze cidades da Baixada. Com uma rede frágil, esses pacientes acabam vindo para a capital em busca de atendimento. Os municípios precisam se unir para organizar a saúde pública na região\", avaliou Pablo Vazquez.

Neste contexto, a estruturação da saúde básica e a criação de leitos de retaguarda para o Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse) foram ressaltados como medidas fundamentais.

\"A precarização da saúde pública em Nova Iguaçu, assim como em outras cidades, provocou o fechamento de vários leitos. Reabrir essas vagas deve ser uma prioridade. O Hospital da Posse precisa de uma rede que o permita exercer bem sua função de unidade de referência regional\", lembra ainda Nelson Nahon.