Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Médicos do HGB farão carta aberta para a população

14/12/2012

O CREMERJ participou, na quarta-feira, 12, de mais uma assembleia com o corpo clínico e a Comissão de Ética do Hospital de Bonsucesso. O objetivo da reunião era discutir a inclusão da unidade no programa SOS Emergências, do governo federal, além de monitorar a situação na emergência e em outras áreas do HGB.

Por decisão da assembleia, será elaborada uma carta aberta para a população sobre as necessidades que ainda persistem na unidade, a diferença entre as remunerações dos médicos concursados e terceirizados e a entrada no SOS Emergências – questão que, segundo o corpo clínico, não foi levada para discussão com os profissionais do hospital.

No início de novembro, o Ministério da Saúde se comprometeu a diminuir a superlotação, contratar recursos humanos, melhorar a exaustão no contêiner onde funciona o pronto-socorro e retomar as obras da emergência.

“Infelizmente, apesar de todas as reivindicações, ainda há superlotação na unidade e não chegaram médicos novos para o setor”, lembra o conselheiro do CREMERJ Armindo Fernando da Costa. 

Também participaram da mesa que comandou o encontro o presidente da Comissão de Ética do HGB, Carlos Eduardo Antonini, o representante do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Julio Noronha, e o diretor do corpo clínico, Baltazar Fernandes. O evento contou ainda com a presença dos conselhos estadual e distrital de saúde e do Sindsprev-RJ.

 “O problema do SOS Emergências é o risco de que haja uma mudança no perfil do hospital, que é muito cirúrgico e voltado para casos mais graves. O corpo clínico vai enviar um pedido de esclarecimento para a direção sobre o problema”, afirmou ainda Armindo Fernando.

Para apoiar a mobilização, ficou decidida a realização de um protesto em frente ao HGB com a participação dos médicos e da população do entorno, que vem sofrendo com os problemas frequentes de atendimentos no local. A data será marcada na próxima semana.