Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

XI Encontro de Bioética fala sobre Testamento Vital

16/11/2012

Os pacientes podem deixar para o médico e a família orientações sobre como querem ser tratados em seus últimos dias? Para discutir o assunto, o CREMERJ promove o “XI Encontro de Bioética – Testamento Vital – O direito de organizar o fim da vida”. O evento acontece na sexta-feira, 23, das 9h às 13h, no Auditório Júlio Sanderson, localizado na Praia de Botafogo, 228 – lojas 103 a 106.

“Nós vamos abrir uma discussão que está na pauta de todo mundo, inclusive em uma resolução recente do Conselho Federal de Medicina. O médico pode registrar no prontuário o que o paciente quer que seja feito em caso de estágio terminal. Assim, ele vai ser respeitado de maneira mais coerente, mais justa, mais humana”, afirma o coordenador da Comissão de Bioética do CREMERJ, Arnaldo Pineschi.

As palestras são abertas para médicos, outros profissionais de saúde, teólogos, filósofos e leigos que se interessem pelo tema. As inscrições podem ser feitas pelo site do CREMERJ ou no próprio evento. Confira a programação:

9h às 9h15 – Abertura

9h15 às 9h45 – Abordagem Jurídica

Maira Fernandes, presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/RJ

9h45 às 10h15 – Abordagem Médica - Oncologia

Carlos Henriques Debenedito Silva, membro da Comissão de Bioética do CREMERJ

10h15 às 11h – Debate

11h às 11h15 – Intervalo para café

11h15 às 11h45 – Abordagem Médica - Terapia Intensiva

Conselheiro Carlindo Machado, membro da Comissão de Bioética do CREMERJ

11h45 às 12h15 – Abordagem Bioética

Maria Clara Dias, doutora em Filosofia pela Universidade Livre de Berlim

12h15 às 13h – Debate

13h – Encerramento