Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem lança Manual das Comissões de Ética Médica

13/11/2012

A Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ lançou, na manhã de terça-feira, 13, no Auditório Júlio Sanderson, um manual para nortear a atuação das Comissões de Ética Médica de todas as unidades de saúde do estado. O livreto traz as resoluções do Conselho sobre o assunto e desvenda as dúvidas mais frequentes, além de listar telefones e endereços úteis para as comissões. Participaram da solenidade a presidente do Conselho, Márcia Rosa de Araujo, e os conselheiros Pablo Vazquez, Marília de Abreu, Serafim Borges, Erika Reis e Armindo Fernando da Costa.

“Hoje é um dia particularmente importante. Ter suas dúvidas esclarecidas é uma tranquilidade para as Comissões de Ética, que são o braço direito do Conselho nos hospitais”, comemorou a presidente do CREMERJ.

A segunda vice-presidente do Conselho, Erika Reis - umas das autoras do manual -, foi homenageada durante a solenidade. Ex-integrante da Comissão de Ética Médica do Hospital Municipal Salgado Filho, Erika falou sobre a relevância da atuação das comissões para o bom funcionamento das unidades de saúde.
“Muitas vezes, nós não temos a noção de quão importante é o nosso trabalho e de como podemos contribuir para a gestão hospitalar. Esse manual é uma forma de mostrar que as comissões podem trazer diferencial para as unidades”, afirma Erika.

Prontuário Médico

Após a abertura do evento, feita pelo coordenador da Comissão de Saúde Pública, Pablo Vazquez, a corregedora do CREMERJ, Marília de Abreu, palestrou sobre a necessidade de preenchimento correto dos prontuários pelos médicos em emergências, ambulatórios, clínicas ou mesmo em empresas onde atuam na área de Medicina do Trabalho.

Ao fim da cerimônia, três novas Comissões de Ética Médica tomaram posse. Os mandatos seguem até novembro de 2015.

No Hospital Pasteur, foram reeleitos para o terceiro mandato: Marcelo Moreira Marques da Silva, Pablo de Almeida Quesado, Rafael Sibanto Simões e Denise Mazoni da Silva Pereira, como efetivos, além dos suplentes Luiz Fernando Costa Carvalho, Karina Vasconcelos de Souza, Pedro Alberto Varaschin e Celso Fajardo.

No Hospital Central Aristarcho Pessoa, do Corpo de Bombeiros, assumem a comissão, pela terceira vez: Ana Maria Ciarlini, Gustavo Soares de Moura Pierro, Danielle Provençano Borghi e Renata Carnevale Carneiro Chermont de Miranda. A chapa conta ainda com os suplentes: Elisabete Pedra de Matos, Renata Breves Nogueira da Silva, Gustavo Carazzai Asmar e Raphael Anis Rebellato Feres.

Já no Hospital São Lourenço, a Comissão de Ética Médica foi eleita pela primeira vez. Fazem parte: Eduardo Tuffy Felippe Netto e Ricardo César Simões Chaves, e seus suplentes Antônio de Rezende Souza e Nilton Gomes de Figuiredo Junior.