Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ questiona ao Cade venda da Amil

09/11/2012


O CREMERJ entrou com uma representação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), nesta segunda-feira, 22, para averiguação preliminar da compra da Amil pela UnitedHealth. O Conselho acredita que a transação constitui infração à ordem econômica do Brasil.

A Constituição Federal proíbe a participação de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde no país (art. 199, parágrafo 3) – salvo nos casos previstos em lei.

O anúncio da compra de 90% do capital da Amil foi feito pela própria multinacional norte-americana, no dia 7 de outubro.

A Amil tem rede própria de 22 hospitais e cerca de 50 clínicas e afirma ter a maior rede credenciada do Brasil, com 44 mil médicos, 3,3 mil hospitais, aproximadamente 11 mil clínicas e 12 mil laboratórios e centros de diagnóstico por imagem. Apesar do porte, a operadora ocupa o primeiro lugar no ranking das dez que mais geraram reclamações no atendimento ao consumidor, de acordo com pesquisa da fundação Procon-SP, divulgada em julho (dados reunidos entre 1º de janeiro e 17 de julho de 2012).

\"A grande preocupação dos médicos que atuam na saúde suplementar é que o exemplo da medicina norte-americana não é dos melhores para ser imitado, já que lá predomina o \"managed care\", um sistema conhecido dos médicos brasileiros, que engessa o atendimento tanto para nós como para os pacientes. Não foi à toa que o presidente Barack Obama propôs uma reforma no sistema de saúde dos Estados Unidos. Não podemos esquecer que para os acionistas da UnitedHealth as ações deverão dar lucro, e lucro em saúde significa redução do acesso dos pacientes aos tratamentos, mesmo que sejam reconhecidos pela sociedade científica. Eu indico que todos assistam ao filme \"SiCKO - $O$ Saúde\", do Michael Moore, e ao \"Um Ato de Coragem\", protagonizado pelo Denzel Washington\", declarou a presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo.