Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ realiza fiscalização em Valença

09/11/2012

O Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi, em Valença, recebeu, no dia 5, visita de fiscalização do CREMERJ para verificar as condições de funcionamento dos serviços de urgência e emergência em clínica médica e pediatria.

Os serviços funcionam no mesmo prédio, entretanto, segundo informações dos profissionais da unidade, têm gestões diferentes: a do hospital é da Faculdade de Valença e a da pediatria, da Secretaria Municipal de Saúde.

A emergência de adulto possui apenas um leito na sala vermelha e não tem sala amarela. As cadeiras de hidratação são colocadas no corredor da unidade.

A emergência pediátrica encontra-se em situação precária, as equipes estão incompletas e as instalações, em péssimo estado de conservação. Os médicos não possuem contrato de trabalho, nem carteira assinada, não tendo direito a 13º salário e férias remuneradas, o que já gerou, recentemente, a perda de quatro plantonistas.

Embora a direção do hospital relate não ter vínculo com a emergência pediátrica, utiliza as instalações para o aprendizado dos estudantes de medicina da Faculdade de Valença. Nas intercorrências graves, as crianças são direcionadas para a sala vermelha do pronto socorro adulto, onde só há um leito.

 “As condições são totalmente insatisfatórias, tanto para o atendimento aos pacientes quanto para o aprendizado, já que se trata de um hospital escola. Esperamos que os gestores reconheçam esses problemas e atuem para solucioná-los”, salientou Nelson Nahon, diretor de Sede e Representações do CREMERJ, que participou da fiscalização juntamente com o coordenador da seccional de Valença, Fernando Vidinha.

O Conselho encaminhará o relatório do hospital universitário ao Ministério Público Estadual (Tutela Coletiva da Infância e Juventude e Tutela Coletiva de Saúde) e ao Ministério Público do Trabalho para as devidas providências.