Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Mesa redonda sobre Ética Médica é mediada pelo CREMERJ

25/10/2012

O Hospital da Lagoa recebeu nessa quarta-feira, 24, a mesa redonda “A Ética e a Prática Médica”, com palestras dos conselheiros do CREMERJ Arnaldo Pineschi, Sergio Albieri e Carlindo Machado. A mesa de debates, que sucedeu as exposições, foi mediada pela presidente do Conselho, Márcia Rosa de Araujo, que falou sobre a evolução da medicina.

Arnaldo Pineschi apresentou o tema “Prevenção do Erro Médico” e pontuou que “o Conselho entende o médico dentro de um contexto”. Também pediatra, Pineschi tratou da importância da relação do médico com o paciente e com a família e enumerou as questões principais que geram falhas, como as condições de trabalho. Segundo o palestrante, a solução está na melhora das estruturas de trabalho, na capacitação e atualização continuada e na valorização do médico.

Sergio Albieri abordou na palestra “Prontuário Médico” a importância do correto preenchimento do documento e falou que “o médico tem que escrever tudo, deixando claro quais recursos foram usados e quais foram descartados e o porquê”. Albieri mostrou os artigos do Código de Ética Médica que tratam dos documentos médicos, assim como a digitalização do prontuário, que é definida pela resolução CFM 1821/07.

Carlindo Machado finalizou com o assunto “Como Dar a Má Notícia”, em que pontuou como o médico deve agir em momentos extremos, como por exemplo, a comunicaçaõ em casos de falecimento ou de doença grave. De acordo com Carlindo, é imprescindível que se fale sempre a verdade, de forma clara e objetiva sem diminuir o problema, sem dar falsas esperanças, porém sem retirar toda a esperança do interlocutor.