Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ debate situação do HGB com secretário de Saúde

17/10/2012

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, deixou claro em reunião com o CREMERJ nessa quarta-feira, 17, que está ciente da situação precária da emergência do Hospital de Bonsucesso. A emergência atualmente funciona num contêiner e atende mais que o dobro da sua capacidade. No último dia 10, o Conselho fez vistoria na unidade e constatou superlotação e condições insalubres. Em julho, a Vigilância Sanitária Estadual realizou fiscalização, em que foram enumeradas falhas e exigido cumprimento das demandas.

A presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, destacou que com a falta de estrutura dos hospitais da Baixada, há sobrecarga nos hospitais do Rio. “A situação do Hospital de Bonsucesso é indigna e o Conselho vai cobrar das autoridades as providências necessárias”, completou. Na reunião, estavam presentes os conselheiros Sergio Albieri, Nelson Nahon e Erika Reis.

Côrtes acredita que o problema de fluxo de pacientes possa ser resolvido no próprio hospital, já que a unidade tem número de leitos suficientes e condições para atender a porta de saída da emergência. O prazo inicial da obra da emergência e o funcionamento do contêiner era de quatro meses, porém há um ano e oito meses a emergência do hospital funciona de forma provisória, já que a reforma está parada.

O CREMERJ notificou o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde e as secretarias Estadual e Municipal de Saúde para desativar a emergência do HGB em dez dias úteis. Está marcada reunião do Conselho na Secretaria Estadual de Saúde na segunda-feira, 22, para que o assunto seja tratado com a subsecretária de Atenção à Saúde, Monica Almeida; o diretor de assistência do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (NERJ), Luiz Carlos Studart; representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da comissão de ética do Hospital de Bonsucesso.