Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Hospital da Piedade: CREMERJ vistoria centro cirúrgico

01/10/2012

O CREMERJ retornou ao Hospital de Piedade nesta quinta-feira, 27, para vistoriar a obra no centro cirúrgico, que havia sido fechado em julho por falta de estrutura. A conclusão do Conselho foi de que, do ponto de vista médico, apesar das deficiências de recursos humanos, existem condições para que as cirurgias voltem a ser feitas.

O centro cirúrgico teve seus problemas estruturais resolvidos. O material para cirurgia geral é novo e os instrumentos para a oftalmológica estão sendo orçados. A sala de recuperação pós-anestésica, que antes não apresentava estrutura, hoje conta com três leitos novos e dispostos com espaço para circulação. A diretora técnica do hospital, Lúcia Helena Soares, afirmou que a unidade estará aberta para operações a partir da primeira semana de outubro.

Quanto à carência de recursos humanos, a diretora técnica informa que, desde a última
fiscalização do CREMERJ, em julho, mais dez médicos foram contratados pela
Fiotec, mas admite que ainda há deficiências na unidade. O corpo clínico manifestou grande insatisfação com a atual composição dos serviços médicos, principalmente nas especialidades de clínica médica, cardiologia e cirurgia geral. Também há deficiências críticas na equipe de Enfermagem, inclusive, de instrumentadoras, o que impacta diretamente no funcionamento do centro cirúrgico, impedindo que cirurgias de grande porte sejam feitas.

Há previsão para o próximo ano de ampliação do centro cirúrgico, que será instalado no 6º andar da unidade, com mais três salas de cirurgia oftalmológica e cinco para cirurgia geral.

Os conselheiros Pablo Vazquez e Armindo Fernando da Costa acompanharam a visita, além da engenheira responsável, Bárbara Ramiro, do arquiteto da gerência de engenharia e arquitetura (GEA) da Secretaria Municipal de Saúde, Ronaldo Oliveira, e do assessor da Coordenadoria da Área Programática (CAP) 3.2, Luiz Claudio Rodrigues.