Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ comparece ao evento do Programa de Transplantes

28/09/2012

Nessa quinta-feira, 27, a vice-presidente do CREMERJ, Vera Fonseca, esteve presente no evento do Governo do Estado onde foi anunciada a nova etapa do Programa Estadual de Transplantes (PET). Na data é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Na próxima etapa do PET, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) passa a fazer transplantes de rins, fígado e coração. Será a primeira unidade do estado a realizar o procedimento. O objetivo é acelerar o andamento para a fila de transplantes.

Desde que o Programa foi instituído, em 2010, o Rio de Janeiro passou para o segundo lugar dentre os estados que mais recolhem órgãos para doação no país. O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN) foi responsável, este ano, por 24 captações, totalizando 38 rins, 15 fígados e dois corações. O trabalho rendeu frutos e o HEAPN recebeu o prêmio “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos” pelo Ministério da Saúde.

Para a segunda fase do PET está programada a criação de Pólos de Captação de Órgãos, serviço ambulatorial para pacientes que aguardam na fila de transplantes. Com os pólos, as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) vão otimizar o processo da doação, desde a noti-ficação até a cirurgia de captação. Já a Unidade de Avaliação e Preparo de Pacientes para Transplantes vai funcionar no Hospital São Francisco, na Tijuca, para garantir que os pacientes na fila estejam aptos a receber o órgão assim que um doador surgir. O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), que já hospeda um banco de ossos, vai receber um banco de olhos e de pele.