Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

MP 568: assembleia reúne médicos federais

27/09/2012

A diretoria do CREMERJ, representada pelos conselheiros Serafim Borges, Pablo Vazquez, Luís Fernando Moraes e Erika Reis, e o Sindicato dos Médicos (SinMed) realizaram assembleia nesta quarta-feira, 26. A reunião teve por objetivo reavaliar a Lei 12.702/2012 (MP 568), e debater sobre a dedução no contracheque dos médicos federais em agosto, referente à Gratificação de Desempenho de Atividades Médicas (GDM).

Em agosto, a Medida Provisória (MP)  568/12 foi sancionada pela presidente, transformando-se na Lei nº 12.702, que estabelece tabelas específicas de remuneração, desvinculando a categoria médica das demais carreiras da Previdência, da Saúde e do Trabalho. Além disso, ela define que a carga horária dos médicos continuará sendo de 20 horas semanais, mas prevê o valor dobrado das tabelas para o servidor que realizar 40 horas.

A principal reivindicação dos médicos durante a assembleia foi quanto à equiparação das gratificações com outras categorias que a MP 568 contemplou. A presidente do Conselho declarou que “nós no Rio de Janeiro representamos mais da metade dos médicos federais do país. E com a força que temos, vamos nos organizar para conquistar o plano de cargos e carreira para os médicos”, e completou dizendo que “foi garantido que os médicos não teriam perda; e de fato isso ocorreu. Em compensação, nós não tivemos nenhum ganho”.

Geraldo Ferreira Filho, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), disse que “o CREMERJ tem atuado efetivamente nessa causa e a Fenam está irmanada com o Conselho sabendo que as lutas do Rio de Janeiro refletem para todo o Brasil”. Márcia Rosa finalizou dizendo que na reunião no Ministério do Planejamento, ocorrida em 30 de agosto, “foi prometido que iria se negociar com o Governo Federal. Assim que acabar o período eleitoral, vamos à mesa de negociação mais uma vez com a bancada do Rio de Janeiro para tratar desses assuntos”.

Para esta quinta-feira, 27, está marcada reunião com o CREMERJ e a Fenam em Brasília com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça. O Conselho também vai se reunir com o deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT/AP), que vai apresentar projeto que dispõe sobre gratificação e plano de cargos e salários para os médicos.

Fizeram também parte da mesa diretora da assembleia o presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze, e o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (Sintuff), Joeber Bernardo Soares.