Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Valença: Conselho vistoria saúde, que carece de atenção

26/09/2012

O CREMERJ, em vistoria no Hospital José Fonseca, em Valença, no dia 10 de agosto, por solicitação do Ministério Público Estadual – Núcleo de Barra do Piraí, constatou que o hospital, instalado em uma unidade de cinco andares, além de prédios anexos, mantém em funcionamento apenas duas enfermarias instaladas nos segundo e terceiro pavimentos do prédio principal e vem sobrevivendo apenas pela utilização dos associados do Plano de Saúde próprio da Santa Casa de Misericórdia e algumas internações do SUS.

Tal situação se agrava, pois a unidade possui estrutura equipada para internação clínica cirúrgica, salas de observação clínica adulta e pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva adulta, Unidade de Terapia Intensiva neonatal, centro cirúrgico, centro obstétrico, leitos de isolamento e consultórios para atendimentos em diversas especialidades médicas desativadas por falta de pacientes, embora a Santa Casa mantenha médicos, demais profissionais de saúde e plantonistas 24 horas.

Apesar da estrutura oferecida pelo Hospital José Fonseca, não há demanda na unidade. Em geral, os pacientes são encaminhados para o Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi. De acordo com os médicos, o Hospital Escola está sobrecarregado e o tempo de espera para atendimento é longo. Faltam, inclusive, leitos de retaguarda - clínicos cirúrgicos e obstétricos - para internar os pacientes. Todos os médicos e demais profissionais de saúde trabalham por contrato, por tempo indeterminado, não existindo a função de servidor público, ferindo, assim, as leis trabalhistas.

A representante da seccional de Valença, Cátia Fernandes, acompanhou a vistoria e ressaltou que “o município de Valença necessita de UTIs, centros cirúrgico e obstétrico, além de leitos de retaguarda. Tendo um hospital com capacidade física e operacional, disponível e pronto para funcionar, a unidade da cidade está ociosa por falta de contratação dos serviços pela Prefeitura”.

O relatório de fiscalização gerado após a visita será encaminhado para o Ministério Público Estadual e ao Ministério Público do Trabalho para que providências sejam tomadas no que tange a omissão dos gestores e a legislação trabalhista. O CREMERJ é a favor de que a população de Valença e região tenham atendimento digno. O Conselho luta por salários dignos, concursos púbicos, condições dignas de trabalho e plano de cargos e salários. Faremos o possível para reverter essa situação.