Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Barra Mansa: Conselho cobra providências do MP

21/09/2012

O CREMERJ constatou condições mínimas de funcionamento no Hospital Maternidade Theresa Sacchi de Moura (Hospital da Mulher), em Barra Mansa, no dia 24 de agosto, e cobrou ações ao Ministério Público Estadual. A audiência com o Conselho aconteceu na quarta-feira, 19, com a promotora Ana Carolina Moreira, que ouviu os relatos da falta de estrutura do unidade, como infiltrações, rachaduras, vazamentos e interdição da UTI Neonatal. Em pauta estava, inclusive, a necessidade de complementação do quadro de médicos.

O atendimento está comprometido, principalmente pelo aumento da demanda. O hospital é referência no atendimento de alto risco no município e no entorno, como Araperi (SP), Bananal (SP), Quatis (RJ) e Rio Claro (RJ). A unidade atende mais de 100 internações e 130 partos por mês, além dos atendimentos ambulatoriais e de emergência. A maternidade é a única pública na cidade, que hoje conta com mais de 170 mil habitantes.

Durante a reunião, estavam presentes o diretor de Sede e Representações, Nelson Nahon, o representante da seccional de Barra Mansa, Paulo Salles, e o de Volta Redonda, Monica Dagfal. Salles esclareceu que a Santa Casa não está funcionando como maternidade para o Sistema Único de Saúde e que, mesmo que o município tenha UTI Neonatal na Santa Casa, a situação é grave e que há a necessidade de manter este serviço no Hospital da Mulher.

Quanto às próximas providências, a promotora disse que instaurará inquérito civil para apurar os fatos relativos ao Hospital da Mulher.