Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Infecção hospitalar é tema de evento no CREMERJ

06/09/2012

O CREMERJ e a Sociedade Brasileira de História da Medicina – Capítulo do Estado do Rio de Janeiro realizaram nessa terça-feira, 4, evento sobre o tema “Infecção Hospitalar: Conceito – Evolução Histórica – Atualização”. A abertura do evento contou com a presença do presidente da SBHM/RJ, Orlando Marques Vieira.

A palestra do coordenador da Câmara Técnica de Doenças Infecciosas e Parasitárias e ex-presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, Celso Ramos Filho, tratou do aumento de caso de infecções e dos tratamentos que surgiram ao longo do tempo. Celso traçou um panorama das condições hospitalares desde 1858, citando os médicos Ignaz Semmelweis, Charles Chamberland e Alexander Fleming. Segundo ele, no Brasil, o controle se iniciou de fato na década de 70. Ele pontuou, ainda, a importância do Hospital de Ipanema nesse processo.