Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Ex-presidente do CREMERJ lança livro ‘60 anos de Luta’

29/08/2012

O lançamento do livro \"60 anos de luta\" acontece na quinta-feira, 30, às 19h30min no Restaurante Scotton – Praia de Botafogo 228/2º andar. O autor, Eduardo Augusto Bordallo, recebe no coquetel médicos e amigos para a noite de autógrafos. Em seguida, a banda Duodeno se apresenta.

 

Na obra, Bordallo narra a primeira luta dos médicos por aumento de salários: a “Greve da Letra O”, cuja mobilização começou em 1951. A seguir, faz um resumo dos principais movimentos estudantis na época da ditadura militar. Nesse período, houve a formação de grupos que reivindicavam melhores salários e condições adequadas de trabalho para os médicos e, inclusive, organizaram as greves dos residentes de 78 e a dos médicos nos anos 80.

 

Fala também sobre a intervenção do Sindicato dos Médicos, dos Conselhos Regional e Federal de Medicina e da retomada dessas entidades, ressaltando a formação da Causa Médica e as lutas que tal movimento passou a liderar. Descreve ainda como foi criada a Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), o movimento de convênios até os dias de hoje, a formação do cooperativismo médico e das Associações Médicas de Bairro.

 

Eduardo Augusto Bordallo formou-se em 1972 pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, hoje Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). No final de 1989 e durante o ano de 1990, Bordallo participou ativamente das discussões sobre a nova proposta para o movimento médico: a Causa Médica, que venceu as eleições para o Conselho Regional de Medicina em 1993, tornando-se o primeiro presidente da chapa a presidir a entidade. Ferrenho incentivador do cooperativismo, participou do Conselho de Administração da Unimed Rio de 1994 a 1998, quando foi eleito diretor de Mercado da cooperativa, cargo que ocupa até hoje.

 

Apesar de tão intensa atividade no movimento médico e no cooperativismo, Bordallo sempre se dedicou à medicina e aos seus pacientes. Especialista em clínica médica, trabalhou como clínico no Hospital de Cardiologia de Laranjeiras, de 1982 a 1997. Desde 1973, mantém consultório na Clínica Ênio Serra, onde é diretor de desenvolvimento. Além do título de especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Bordallo tem MBA em Gerência Executiva de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.