Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ recebeu Fórum Sul/Sudeste

27/08/2012

Promovido pelo CREMERJ, o Fórum Sul/Sudeste sobre Urgência e Emergência reuniu especialistas de sete estados. Durante dois dias, 23 e 24, foram apresentados desafios e soluções para o atendimento emergencial no sistema público de saúde. Ao final do fórum, foi redigida uma carta de intenções com as conclusões do encontro e que será encaminhada ao Fórum Nacional de Urgência e Emergência.

Na mesa de abertura do primeiro dia, o médico Armando de Negri Filho, da Câmara Técnica de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Medicina, fez um painel sobre o atendimento em emergência no Brasil. Também como parte da abertura, os desafios de atendimento ao trauma segundo a Organização Mundial da Saúde foram apresentados por Marcos Musafir, que faz parte do grupo técnico de trauma da OMS.

No último dia de encontro, a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Emergência do CREMERJ, conselheira Erika Reis, palestrou sobre o perfil dos médicos emergencistas e a precariedade do vínculo empregatício no Rio de Janeiro. Em seguida, Maria Rita Assis Filho, médica emergencista e vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul, falou sobre a proposta para o melhor funcionamento da emergência, restringindo-se o número de pacientes atendidos por médico.

José Padilha, coordenador de Cirurgia Clínica da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, expôs sobre o cuidado da saúde em grandes eventos. Ele citou como o Rio de Janeiro está se especializando em eventos de massa com base nas resoluções CREMERJ 187/2003 e da Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania  (Sesdec) 80/2007. Maria Rita Assis Filho e Armando de Negri Filho palestraram sobre direitos humanos, finalizando o evento.