Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Candidato Otávio Leite expõe propostas para a saúde

21/08/2012

A série de plenárias ‘Discussão das propostas dos candidatos a prefeito para a saúde no município do Rio’ realizada pelo CREMERJ com recebeu nessa segunda, 20, Otávio Leite, do PSDB. Leite expôs suas propostas, que tem foco na preceptoria e na qualidade da educação médica. O candidato também pontuou medidas que serão tomadas, caso eleito, sendo contra as Organizações Sociais (OSs) e as Casas de Parto. A mesa foi mediada pela vice-presidente do Conselho, Vera Fonseca.
“A saúde vive um nó. Vejo a escolha do modelo das OSs como o caminho da privatização da saúde. Essa opção é totalmente errada. O preenchimento de lacunas na saúde não pode prosperar. Criou-se a visão de que a saúde vai bem, enquanto que vai mal. Fato é que faltam médicos”, assinalou. A proposta de solução foi relacionada em seguida: “A rede pública será também a de ensino, agregando a residência médica. Sabemos que as bolsas vêm de recursos federais, mas a prefeitura deve estimular os médicos recém-formados a estarem próximos a profissionais de peso”.

Leite destacou questões sobre a Zona Oeste, área que considera mais precária, e a estrutura de gestão. “A integração às universidades acontecerá a partir da Parceria Público-Privada (PPP). Ao lado do Pedro II, em Santa Cruz, haverá uma faculdade de medicina, já que nesse território não se tem uma faculdade de medicina”.

O candidato garantiu que, se eleito, a Secretaria de Saúde terá um gestor da área. Segundo ele, se ganha muito tempo na compreensão da rede de saúde pública. Durante a plenária outros temas foram levantados pelos conselheiros, como a residência médica, ação ao plano de cargos e salários, custo operacional da medicina, prevenção da saúde com orientação profissional, questão salarial, pessoa jurídica uniprofissional, Programa Saúde da Família e atenção básica.

O próximo convidado a participar da plenária temática será o candidato Eduardo Paes, do PMDB.