Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Manifestação em Volta Redonda conta com apoio popular

15/08/2012

Os médicos de Volta Redonda, apoiados pelo CREMERJ, fizeram uma manifestação pública em frente à prefeitura da cidade nesta quarta-feira, 15, que mobilizou cerca de 200 médicos. O ato alertou a população sobre as condições de trabalho dos médicos da cidade, que buscam equiparação salarial entre todos que exercem as mesmas funções e a realização de concurso público com remuneração justa e plano de carreira. A insatisfação da categoria já dura mais de um ano.

Diversos médicos da atenção básica, pronto socorro e do Programa da Saúde da Família se expressaram durante a manifestação e expuseram as dificuldades e descontentamento com a atual situação da categoria médica. As emergências dos hospitais da cidade continuaram funcionando, a assistência à população foi mantida.

A próxima assembleia com a categoria médica acontecerá em 5 de setembro e vai determinar o rumo do movimento. “Esse foi o primeiro grande passo para alertar a população e a gestão municipal para a situação, que é urgente”, disse o diretor de sede e representações Nelson Nahon.

Os médicos reivindicam a regularização da situação trabalhista, reajuste anual, segurança nos locais de trabalho e garantia de recursos humanos de acordo com a resolução nº 100 do CREMERJ. No Programa de Saúde da Família (PSF), os médicos de Volta Redonda recebem o menor salário da região sul fluminense.

Em 2011, o CREMERJ entrou com uma representação no Ministério Público do Trabalho para a realização de novos concursos públicos exigindo melhores condições para a categoria médica. Na ocasião, a Prefeitura de Volta Redonda abriu um edital oferecendo salário indigno. Os médicos foram alertados pelo Conselho a não realizarem o concurso e uma nova denúncia foi feita ao MP.  

Sem remuneração justa e sem regularização trabalhista, os médicos de Volta Redonda são contratados por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). O prefeito prometeu regularizar todos contratos trabalhistas da categoria até o dia 1º de setembro de 2011, o que não foi cumprido.