Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Médicos protestam contra remuneração do SUS

27/05/2009

Médicos fazem passeata e coletiva por remuneração adequada no SUS e melhoria da assistência à população 

Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirma presença

Médicos paulistas e representações de todo o País vão às ruas em 29 de maio para tornar pública uma campanha nacional em defesa do trabalho dos profissionais de medicina no Sistema Único de Saúde (SUS) e pela melhoria e integralidade do atendimento de saúde à população. Está prevista uma coletiva à imprensa na sede da Associação Médica Brasileira (rua São Carlos do Pinhal, 324), dia 29, às 10h, seguida de uma passeata inicialmente até o prédio da Gazeta na Avenida Paulista.

O protesto faz parte do Fórum Sudeste em Defesa do Trabalho Médico no SUS, que acontece em conjunto com o Fórum Nacional em Defesa do Trabalho Médico no SUS, e que está sendo organizado por entidades paulistas e pela Comissão Nacional Pró-SUS (Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e Federação Nacional dos Médicos). O evento é amplamente divulgado por entidades como a Associação Paulista de Medicina (APM), Academia de Medicina de São Paulo, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp). Está prevista a participação de caravanas de profissionais da Grande São Paulo e do interior.

Dois dias de manifestações - A coletiva e a passeata encerrarão o Fórum Nacional e o Fórum Sudeste em Defesa do Trabalho Médico no SUS, que começa no dia 28 de maio (veja programação abaixo). Os debates contarão, inclusive, com a participação do ministro da Saúde, o médico sanitarista José Gomes Temporão.

Um dos objetivos é chamar a atenção da opinião pública para reivindicações como a criação de um Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos específico para os médicos – nos âmbitos federal, estadual e municipal – de forma que esses profissionais não precisem acumular vários empregos para sobreviver, podendo, assim, dedicar mais tempo ao sistema público, fortalecendo a relação com os pacientes.

Outra importante reivindicação é a aprovação de um salário mínimo do profissional médico por 20 horas semanais, para os contratados da rede pública.

Os médicos defendem ainda a implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) no sistema público de saúde. A CBHPM garantirá à população o acesso ao que há de mais moderno e eficaz em tratamento, diagnóstico e prevenção.

O Fórum também será palco de denúncias sobre as graves consequências do subfinanciamento do SUS; as condições inadequadas de trabalho, a desvalorização dos profissionais; e falta de atendimento à população necessitada.

Segundo o representante do CFM e coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS, Geraldo Guedes, a intenção é que o evento se imponha como uma mobilização pública representativa, com repercussão junto às autoridades e à sociedade.

Inscrições e informações pelo e-mail eventos@cremesp.org.br ou telefones (11) 3123-8704 e (11) 3017-9345, ou pela Assessoria de Imprensa da AMB (11) 3178-6802 3178-6816

O material para campanha pode ser obtido no endereço:

http://www.portalmedico.org.br/material_campanha_SOS/index.html

Programação Fórum Nacional e Sudeste em Defesa do Trabalho Médico no SUS

Dia 28/05 (quinta-feira)

Local: Braston Hotel São Paulo

Rua Martins Fontes, 330

Centro – São Paulo/SP

14h – Planos de Carreiras, Cargos e Salários
Eduardo Santana – Fenam

15h – Salário Mínimo Profissional
Geraldo Guedes – CFM

16h20 – CBHPM no SUS
Florisval Meinão – APM/AMB

17h20 – Debate

19h30 – Abertura
José Luiz Gomes do Amaral – AMB
Edson de Oliveira Andrade – CFM
Paulo de Argollo Mendes – Fenam

20h – Conferência: 21 Anos do SUS – Realidade e Perspectivas do Trabalho Médico
José Gomes Temporão – Ministro da Saúde

20h30 – Debate

22h – Coquetel

Dia 29/05 (sexta-feira)

Local: Auditório da AMB

Rua São Carlos do Pinhal, 324

Bela Vista – São Paulo/SP

10h00 – Coletiva de imprensa com presidentes das entidades 

11h30 – Caminhada até o prédio da Gazeta, na Av. Paulista 

REALIZAÇÃO:

CFM | AMB | Fenam | Cremesp | APM | Simesp | Academia de Medicina de São Paulo

APOIO:  

Cremerj | CRM-ES | CRM-MG | Sindicato dos Médicos do ABC | Sindicato dos Médicos de Campinas | Sindicato dos Médicos de Minas Gerais | Sindicato dos Médicos de Presidente Prudente | Sindicato dos Médicos de Santos | Sindicato dos Médicos de São José do Rio Preto | Sindicato dos Médicos do RJ | Sociedade Médica do RJ | Sindicato dos Médicos de Sorocaba | Sindicato dos Médicos de Taubaté | Ameresp