Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

PAM de Del Castilho recebe visita do CREMERJ

07/08/2012

A diretoria do CREMERJ esteve no Posto de Assistência Médica Rodolpho Rocco (PAM de Del Castilho) nesta terça, 7, para avaliar as condições de trabalho dos médicos. Representando o CREMERJ estavam presentes os conselheiros Erika Monteiro Reis, Sergio Albieri e Armindo Costa.

O Posto de Saúde da Família (PSF) da região, gerenciada pela OS SPDM, funciona dentro do PAM e conta com cinco equipes, uma incompleta por falta de médico. Os principais problemas encontrados pelos médicos do PSF são o encaminhamento de pacientes para consultas especializadas e exames complementares, além da exigência de tempo máximo de 20 minutos para cada consulta, o que acaba por comprometer o atendimento.

Após o último concurso público, apenas dois médicos psiquiatras foram encaminhados à unidade. Segundo a direção do posto de atendimento médico, com o convênio da Fiotec, os problemas de falta de médicos foram sanados. Durante a visita, foi identificado que há deficiência de pediatras na emergência nos plantões de sexta-feira e sábado. Dos 75 médicos que trabalham em ambulatório, 50 são federais, 24 municipais e um contratado pela Fiotec; na emergência são 54 médicos, nove federais, 17 municipais e 29 Fiotec.

O problema do Sistema de Regulação (Sisreg) foi apontado pela coordenadora da emergência como o mais preocupante. Em julho, das 20 solicitações, apenas cinco foram atendidos. Desses, três pacientes foram transferidos e dois entraram como vaga zero. A média de tempo de transferência na unidade é de 24 ou 36 horas. O ideal seria de 12 horas, já que o posto não é uma unidade de internação. Há carência de rouparia e falta de aparelhos – já empenhados pela Prefeitura -, como desfibrilador, monitor e respirador. A emergência atende por dia cerca de 100 crianças e 200 adultos.
O PAM passa por obras e o conserto no telhado, iniciada 2003, tem previsão de término em meados de setembro. A expectativa é de que reestruturação da emergência tenha início em outubro.